Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/30640
Título: Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica
Autor: Madaleno, Bárbara Patrícia Brandão
Orientador: Neves, Fausto Manuel da Silva
Palavras-chave: Iniciação instrumental ao piano
Crianças dos 3 aos 6 anos
Linguagem
Emoções
Estímulos
Neurociência
Data de Defesa: 2020
Resumo: A presente dissertação reflete sobre o trabalho musical e pianístico a desenvolver com crianças dos 3 aos 6 anos de idade, tentando deixar alguns contributos que possam municiar professores de piano desta faixa etária no seu trabalho pedagógico. Considerando que temos crianças a iniciarem a sua aprendizagem pianística cada vez mais cedo, foi importante recolher pareceres de diferentes professores com experiência profissional em crianças dos 3 aos 6 anos de idade, tendo em conta que não existem programas curriculares para esta faixa etária. Por este motivo foi importante abordar temáticas como a música e a criança; perceber quais as influências da música a nível neurológico; referenciar diferentes metodologias musicais adaptadas a crianças e discutir a importância da relação da criança com o professor e da intervenção dos pais na sua aprendizagem pianística. Depois do levantamento bibliográfico da temática abordada por este trabalho o meu trajeto metodológico levou-me à recolha de pareceres técnicos, através de um inquérito por mim elaborado, de diferentes docentes sobre a lecionação de crianças com a idade acima referida. Por último, segue o relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do meu estágio no conservatório de música da Jobra (Branca), nas disciplinas de Piano e de Classe de Conjunto.
This dissertation reflects on the musical and pianistic work to be developed with children from 3 to 6 years old, trying to make some contributions that may provide piano teachers for this age group in their pedagogical work. Considering that we have children starting their piano learning at an earlier age, it was important to gather all the opinions from the different teachers with professional experience with children from 3 to 6 years old, considering that there are no curricular programs for this age group. For this reason, it was important to address topics such as music and children; understand the influences of music at the neurological level; reference different musical methodologies adapted for children and discuss the importance of the child's relationship with the teacher, as well as the intervention of parents in their piano learning. After the bibliographic survey of the theme explored in this work, my methodology was to collect technical insights on the process of teaching children of the above age, through a questionnaire I developed. Finally, the Supervised Teaching Practice (STP) report which refers to my internship at the Jobra Conservatory of Music in the Piano and Ensemble subjects.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30640
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Bárbara_Madaleno.pdf15.53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.