Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/30080
Título: Filogéneses histórico-cultural e institucional dos números racionais
Autor: Vizinho, Isabel
Cabrita, Isabel
Palavras-chave: Números racionais
Ensino de matemática
Escola
Data: Mai-2020
Editora: Associação de Professores de Matemática
Resumo: Uma adequada compreensão dos números racionais revela-se fundamental para a construção mais lata do sentido de número, imprescindível ao progresso das ciências e a uma vida com maior qualidade.Tal compreensão vai-se cimentando numa inter-relação constante entre os significados pessoais ( e sociais) que se vão atribuindo àquele constructo ao longo do tempo – a sua ontogénese – e os significados institucionais veiculados pela escola. Como aqueles significados evoluem de forma idêntica à filogénese histórico-cultural dos números racionais, é fundamental que a filogénese institucional esteja alinhada com aquela. Isso nem sempre acontece, o que pode continuar a comprometer a ontogénese dos números racionais e, consequentemente, uma adequada apropriação daquele constructo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/30080
ISBN: 978-972-8768-72-0
Aparece nas coleções: CIDTFF - Capítulo de livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_filog_hist_cult_int_rac.pdf17.25 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.