Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/30080
Título: | Filogéneses histórico-cultural e institucional dos números racionais |
Autor: | Vizinho, Isabel Cabrita, Isabel |
Palavras-chave: | Números racionais Ensino de matemática Escola |
Data: | Mai-2020 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática |
Resumo: | Uma adequada compreensão dos números racionais revela-se fundamental para a construção mais lata do sentido de número, imprescindível ao progresso das ciências e a uma vida com maior qualidade.Tal compreensão vai-se cimentando numa inter-relação constante entre os significados pessoais ( e sociais) que se vão atribuindo àquele constructo ao longo do tempo – a sua ontogénese – e os significados institucionais veiculados pela escola. Como aqueles significados evoluem de forma idêntica à filogénese histórico-cultural dos números racionais, é fundamental que a filogénese institucional esteja alinhada com aquela. Isso nem sempre acontece, o que pode continuar a comprometer a ontogénese dos números racionais e, consequentemente, uma adequada apropriação daquele constructo. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30080 |
ISBN: | 978-972-8768-72-0 |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_filog_hist_cult_int_rac.pdf | 17.25 MB | Adobe PDF |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.