Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/29710
Título: | A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano |
Autor: | Bastos, Maria de Lurdes do Espírito Santo |
Orientador: | Pereira, Luísa Álvares |
Palavras-chave: | Texto narrativo Sequência descritiva Produção textual Sequência de ensino |
Data de Defesa: | 12-Dez-2019 |
Resumo: | O presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola do concelho de Aveiro, através da qual se propôs a construção de aprendizagem da escrita de sequências descritivas em textos narrativos.
O plano de intervenção tem como principal objetivo avaliar os efeitos de uma sequência de ensino na aprendizagem discente, através da comparação das produções textuais inicial e final realizadas pelos alunos. Foram consideradas para a análise caraterísticas do texto narrativo e a integração, nas produções textuais, de sequência descritiva relativamente a personagens do texto.
A análise dos dados recolhidos indica que ocorreram melhorias nos textos. Os resultados mais significativos verificam-se pela textualização, nas produções finais, da descrição das personagens bem como de uma melhor organização do texto. The present report results from the implementation of a teaching sequence carried out with students of a 3rd grade class of Primary School, from a school in the city of Aveiro. This teaching sequence, addressed the learning of the writing of descriptive sequence in narrative text. The intervention plan aims to evaluate the effects of this teaching sequence on students learning by comparing the initial and final textual production made by the students. The characteristics of the narrative text and the integration of a descriptive sequence in the relation to characters in the final textual productions were considered for the analysis. The analysis of the collected data indicates that there were improvements in the texts. The most significant results are characters´ descriptions made by students in their final texts as well as a better organization of the text. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/29710 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento Maria_Bastos.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.