Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Luísa Álvarespt_PT
dc.contributor.authorBastos, Maria de Lurdes do Espírito Santopt_PT
dc.date.accessioned2020-11-04T14:31:39Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29710-
dc.description.abstractO presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola do concelho de Aveiro, através da qual se propôs a construção de aprendizagem da escrita de sequências descritivas em textos narrativos. O plano de intervenção tem como principal objetivo avaliar os efeitos de uma sequência de ensino na aprendizagem discente, através da comparação das produções textuais inicial e final realizadas pelos alunos. Foram consideradas para a análise caraterísticas do texto narrativo e a integração, nas produções textuais, de sequência descritiva relativamente a personagens do texto. A análise dos dados recolhidos indica que ocorreram melhorias nos textos. Os resultados mais significativos verificam-se pela textualização, nas produções finais, da descrição das personagens bem como de uma melhor organização do texto.pt_PT
dc.description.abstractThe present report results from the implementation of a teaching sequence carried out with students of a 3rd grade class of Primary School, from a school in the city of Aveiro. This teaching sequence, addressed the learning of the writing of descriptive sequence in narrative text. The intervention plan aims to evaluate the effects of this teaching sequence on students learning by comparing the initial and final textual production made by the students. The characteristics of the narrative text and the integration of a descriptive sequence in the relation to characters in the final textual productions were considered for the analysis. The analysis of the collected data indicates that there were improvements in the texts. The most significant results are characters´ descriptions made by students in their final texts as well as a better organization of the text.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTexto narrativopt_PT
dc.subjectSequência descritivapt_PT
dc.subjectProdução textualpt_PT
dc.subjectSequência de ensinopt_PT
dc.titleA sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º anopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2022-01-07-
dc.description.masterMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Maria_Bastos.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.