Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29628
Título: Abordagem experiencial e aprendizagem cooperativa no desenvolvimento do cidadão pré-escolar
Autor: Teixeira, Ana Rita Mesquita
Orientador: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Palavras-chave: Abordagem experiencial
Aprendizagem cooperativa
Implicação
Bem-estar emocional
Valores
Data de Defesa: 10-Jul-2019
Resumo: O presente relatório de estágio remete ao trabalho desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta envolveu as unidades curriculares de Seminário de Orientação Educacional e Prática Pedagógica Supervisionada. Teve como principal objetivo reportar como, seguindo uma abordagem experiencial, transversal a dinâmicas de aprendizagem cooperativa, foi possível contribuir para o desenvolvimento do cidadão pré-escolar, com base na promoção dos processos de implicação e bem-estar emocional nas crianças num contexto de Educação Pré-Escolar. Atualmente, será crucial promover junto da criança, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de competências, no contexto de dinâmicas de cooperação entre pares, sustentadas em valores pertinentes à construção do cidadão pré-escolar. Assim, foram realizadas atividades/jogos centrados nesta temática. Estas concretizaram-se em ciclos contínuos de observação, reflexão e ação, estruturados segundo o proposto no Sistema de Acompanhamento das Crianças (instrumento de apoio à prática, desenvolvido no âmbito da abordagem experiencial em Educação). Os resultados obtidos evidenciaram elevados níveis de implicação e bem-estar emocional durante as sessões propostas às crianças. Assim, o presente relatório aponta como desejável, uma intervenção em Educação Pré-Escolar que conjugue dinâmicas de trabalho cooperativo, trabalho em torno de valores e a abordagem experiencial.
This report refers to the work carried out under the Supervised Teaching Practice component of the master’s degree in Pre-primary Education and the 1st. Cycle of Basic Education. This involved the curricular units of Educational Guidance Seminar and Supervised Pedagogical Practice. The main objective was to report how, following an experiential approach, transversal to cooperative learning dynamics, it was possible to contribute to the development of the pre-school citizen, based on the promotion of the processes of involvement and emotional well-being in children attending a Preschool Education setting. Nowadays, it will be crucial to promote opportunities for learning and competences development in the context of peer-to-peer cooperation, based on values relevant to the construction of the pre-school citizen. Thus, playful activities focused on this theme were carried throughout continuous cycles of observation, reflection and action, structured according to what was proposed in the Child Follow-up System (an instrument to support the practice, developed within the scope of the experiential approach in Education). The results obtained evidenced high levels of involvement and emotional well-being during the sessions proposed to the children. Thus, this report points out as desirable, an intervention in Preschool Education that combines dynamics of cooperative work, work around values and the experiential approach.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29628
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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