Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28705
Title: Matemática e arte: Desafios à criatividade
Author: Cabrita, Isabel
Amaral, Elisabete
Issue Date: 2018
Publisher: Los Libros de la Catarata
Abstract: Para além do progresso da ciência e da tecnologia que marcou o século XX, os jovens do século XXI herdam os desafios inerentes aos complexos problemas que a vida coloca. É por isso necessário que os sistemas educativos evoluam com estas realidades e contribuam para o desenvolvimento de competências que permita a todos e a cada um dos cidadãos responder, proativamente, aos reptos da sociedade em constante evolução. Ora, uma resposta cabal a tais reptos imprevisíveis exige, cada vez mais, a confluência de olhares segundo as mais diversas perspetivas. Portanto, a escola tem de configurar outras abordagens didáticas que permitam responder às necessidades de hoje e de amanhã. Neste contexto, considera-se que não se pode mais negligenciar estreitas relações entre as disciplinas e que o sistema educativo tem de incorporar tais relações no ensino e na aprendizagem. No que respeita à Matemática, imprescindível para melhor se ler, apreciar e descrever o mundo, um dos temas que se tem revelado mais desafiador é a Geometria e, em particular, os tópicos das transformações geométricas isométricas no plano euclidiano e da simetria, os quais aqui se encaram segundo uma nova perspetiva. As mais recentes orientações enfatizam o uso de software dinâmico no seu estudo pelas suas comprovadas potencialidades didáticas e porque contribui, ainda, para aproximar o contexto educativo do quotidiano altamente tecnológico. Atendendo ao exposto, não admira que recentes políticas mundiais destaquem a importância das áreas STEM (science, technology, engineering, mathematics) para um desenvolvimento sustentável da humanidade. No entanto, novas correntes enfatizam o papel das artes na sociedade, o que se traduziu pela extensão da sigla anterior (STEMA). Neste contexto, desenvolveu-se, no oitavo ano de escolaridade (alunos com cerca de 13 anos de idade), uma inovadora abordagem educativa das isometrias e simetrias que envolveu, de forma articulada, as disciplinas de Matemática e Educação Visual, tirando-se partido de tecnologias digitais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/28705
ISBN: 978-84-9097-520-6
Publisher Version: http://formacionib.org/noticias/IMG/pdf/cienciacordial.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cienciacordial.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.