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http://hdl.handle.net/10773/28705
Title: | Matemática e arte: Desafios à criatividade |
Author: | Cabrita, Isabel Amaral, Elisabete |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Los Libros de la Catarata |
Abstract: | Para além do progresso da ciência e da tecnologia que marcou o século XX, os jovens do século XXI herdam os desafios inerentes aos complexos problemas que a vida coloca. É por isso necessário que os sistemas educativos evoluam com estas realidades e contribuam para o desenvolvimento de competências que permita a todos e a cada um dos cidadãos responder, proativamente, aos reptos da sociedade em constante evolução. Ora, uma resposta cabal a tais reptos imprevisíveis exige, cada vez mais, a confluência de olhares segundo as mais diversas perspetivas. Portanto, a escola tem de configurar outras abordagens didáticas que permitam responder às necessidades de hoje e de amanhã. Neste contexto, considera-se que não se pode mais negligenciar estreitas relações entre as disciplinas e que o sistema educativo tem de incorporar tais relações no ensino e na aprendizagem. No que respeita à Matemática, imprescindível para melhor se ler, apreciar e descrever o mundo, um dos temas que se tem revelado mais desafiador é a Geometria e, em particular, os tópicos das transformações geométricas isométricas no plano euclidiano e da simetria, os quais aqui se encaram segundo uma nova perspetiva. As mais recentes orientações enfatizam o uso de software dinâmico no seu estudo pelas suas comprovadas potencialidades didáticas e porque contribui, ainda, para aproximar o contexto educativo do quotidiano altamente tecnológico. Atendendo ao exposto, não admira que recentes políticas mundiais destaquem a importância das áreas STEM (science, technology, engineering, mathematics) para um desenvolvimento sustentável da humanidade. No entanto, novas correntes enfatizam o papel das artes na sociedade, o que se traduziu pela extensão da sigla anterior (STEMA). Neste contexto, desenvolveu-se, no oitavo ano de escolaridade (alunos com cerca de 13 anos de idade), uma inovadora abordagem educativa das isometrias e simetrias que envolveu, de forma articulada, as disciplinas de Matemática e Educação Visual, tirando-se partido de tecnologias digitais. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28705 |
ISBN: | 978-84-9097-520-6 |
Publisher Version: | http://formacionib.org/noticias/IMG/pdf/cienciacordial.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
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