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http://hdl.handle.net/10773/28705
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt_PT |
dc.contributor.author | Amaral, Elisabete | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T10:51:31Z | - |
dc.date.available | 2020-06-17T10:51:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.isbn | 978-84-9097-520-6 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/28705 | - |
dc.description.abstract | Para além do progresso da ciência e da tecnologia que marcou o século XX, os jovens do século XXI herdam os desafios inerentes aos complexos problemas que a vida coloca. É por isso necessário que os sistemas educativos evoluam com estas realidades e contribuam para o desenvolvimento de competências que permita a todos e a cada um dos cidadãos responder, proativamente, aos reptos da sociedade em constante evolução. Ora, uma resposta cabal a tais reptos imprevisíveis exige, cada vez mais, a confluência de olhares segundo as mais diversas perspetivas. Portanto, a escola tem de configurar outras abordagens didáticas que permitam responder às necessidades de hoje e de amanhã. Neste contexto, considera-se que não se pode mais negligenciar estreitas relações entre as disciplinas e que o sistema educativo tem de incorporar tais relações no ensino e na aprendizagem. No que respeita à Matemática, imprescindível para melhor se ler, apreciar e descrever o mundo, um dos temas que se tem revelado mais desafiador é a Geometria e, em particular, os tópicos das transformações geométricas isométricas no plano euclidiano e da simetria, os quais aqui se encaram segundo uma nova perspetiva. As mais recentes orientações enfatizam o uso de software dinâmico no seu estudo pelas suas comprovadas potencialidades didáticas e porque contribui, ainda, para aproximar o contexto educativo do quotidiano altamente tecnológico. Atendendo ao exposto, não admira que recentes políticas mundiais destaquem a importância das áreas STEM (science, technology, engineering, mathematics) para um desenvolvimento sustentável da humanidade. No entanto, novas correntes enfatizam o papel das artes na sociedade, o que se traduziu pela extensão da sigla anterior (STEMA). Neste contexto, desenvolveu-se, no oitavo ano de escolaridade (alunos com cerca de 13 anos de idade), uma inovadora abordagem educativa das isometrias e simetrias que envolveu, de forma articulada, as disciplinas de Matemática e Educação Visual, tirando-se partido de tecnologias digitais. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Los Libros de la Catarata | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Matemática e arte: Desafios à criatividade | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 90 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 103 | pt_PT |
degois.publication.location | Madrid | pt_PT |
degois.publication.title | Ciencia cordial: Un desafío educativo | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://formacionib.org/noticias/IMG/pdf/cienciacordial.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
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