Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28705
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorAmaral, Elisabetept_PT
dc.date.accessioned2020-06-17T10:51:31Z-
dc.date.available2020-06-17T10:51:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-84-9097-520-6pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28705-
dc.description.abstractPara além do progresso da ciência e da tecnologia que marcou o século XX, os jovens do século XXI herdam os desafios inerentes aos complexos problemas que a vida coloca. É por isso necessário que os sistemas educativos evoluam com estas realidades e contribuam para o desenvolvimento de competências que permita a todos e a cada um dos cidadãos responder, proativamente, aos reptos da sociedade em constante evolução. Ora, uma resposta cabal a tais reptos imprevisíveis exige, cada vez mais, a confluência de olhares segundo as mais diversas perspetivas. Portanto, a escola tem de configurar outras abordagens didáticas que permitam responder às necessidades de hoje e de amanhã. Neste contexto, considera-se que não se pode mais negligenciar estreitas relações entre as disciplinas e que o sistema educativo tem de incorporar tais relações no ensino e na aprendizagem. No que respeita à Matemática, imprescindível para melhor se ler, apreciar e descrever o mundo, um dos temas que se tem revelado mais desafiador é a Geometria e, em particular, os tópicos das transformações geométricas isométricas no plano euclidiano e da simetria, os quais aqui se encaram segundo uma nova perspetiva. As mais recentes orientações enfatizam o uso de software dinâmico no seu estudo pelas suas comprovadas potencialidades didáticas e porque contribui, ainda, para aproximar o contexto educativo do quotidiano altamente tecnológico. Atendendo ao exposto, não admira que recentes políticas mundiais destaquem a importância das áreas STEM (science, technology, engineering, mathematics) para um desenvolvimento sustentável da humanidade. No entanto, novas correntes enfatizam o papel das artes na sociedade, o que se traduziu pela extensão da sigla anterior (STEMA). Neste contexto, desenvolveu-se, no oitavo ano de escolaridade (alunos com cerca de 13 anos de idade), uma inovadora abordagem educativa das isometrias e simetrias que envolveu, de forma articulada, as disciplinas de Matemática e Educação Visual, tirando-se partido de tecnologias digitais.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherLos Libros de la Cataratapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleMatemática e arte: Desafios à criatividadept_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage90pt_PT
degois.publication.lastPage103pt_PT
degois.publication.locationMadridpt_PT
degois.publication.titleCiencia cordial: Un desafío educativopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://formacionib.org/noticias/IMG/pdf/cienciacordial.pdfpt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cienciacordial.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.