Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/2838
Título: Violence and video games in youngsters' lives
Autor: Cachide, Olga Rute Gil Lemos de Albuquerque Carvalho
Orientador: Moreira, Gillian
Palavras-chave: Psicologia social
Videojogos
Meios de comunicação
Violência
Pré-adolescentes
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho propõe-se divulgar o impacto que os vídeo jogos têm na vida dos pré-adolescentes e adolescentes; quais os seus vídeo jogos preferidos e o controlo que pais e lojas exercem sobre o uso de vídeo jogos por parte destes adolescentes. Este trabalho também visa contribuir para o debate em curso sobre uma possível associação entre o consumo de vídeo jogos violentos e comportamentos agressivos e violentos. Depois de estudar a literatura existente sobre os possíveis efeitos da exposição à violência transmitida pelos meios de comunicação, foram conduzidos questionários e entrevistas com alunos de diversas faixas etárias. Os resultados demonstram que os vídeo jogos são o meio de entretenimento mais extensivamente utilizado pelos jovens, confirmando a ideia de que afectam a sua vida de diferentes maneiras. Através da análise do conteúdo dos vídeo jogos mais jogados, demonstra-se como a violência está explicitamente expressa e como os jogos são projectados para ser viciantes. Estes resultados abrem caminho para posterior pesquisa sobre os efeitos sociais e culturais dos vídeo jogos. ABSTRACT: This dissertation examines the impact of video games on the lives of youngsters; their prime video games, and the control that parents and shops exert over the use of video games by youngsters. It also aims at contributing to the ongoing debate about media effects by analyzing a probable association between violent video games and violent and aggressive behaviours. After studying the existing literature on the effects of exposure to media violence, questionnaires and interviews were conducted with students of different age groups in order to determine the impact that videogames have on their lives. It was found that video games are indeed the most extensively-used entertainment media among youngsters, confirming the view that they affect young people’s lives in several ways. Through content analysis of the prime video games, it is demonstrated how violence is explicitly expressed and how these games are designed to be addictive. These findings lead the way to more extensive studies on the social and cultural effects of videogames.
Descrição: Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas
URI: http://hdl.handle.net/10773/2838
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
2010000547.pdf2.87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.