Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Gillianpor
dc.contributor.authorCachide, Olga Rute Gil Lemos de Albuquerque Carvalhopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:28:47Z-
dc.date.available2011-04-19T14:28:47Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2838-
dc.descriptionMestrado em Línguas, Literaturas e Culturaspor
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se divulgar o impacto que os vídeo jogos têm na vida dos pré-adolescentes e adolescentes; quais os seus vídeo jogos preferidos e o controlo que pais e lojas exercem sobre o uso de vídeo jogos por parte destes adolescentes. Este trabalho também visa contribuir para o debate em curso sobre uma possível associação entre o consumo de vídeo jogos violentos e comportamentos agressivos e violentos. Depois de estudar a literatura existente sobre os possíveis efeitos da exposição à violência transmitida pelos meios de comunicação, foram conduzidos questionários e entrevistas com alunos de diversas faixas etárias. Os resultados demonstram que os vídeo jogos são o meio de entretenimento mais extensivamente utilizado pelos jovens, confirmando a ideia de que afectam a sua vida de diferentes maneiras. Através da análise do conteúdo dos vídeo jogos mais jogados, demonstra-se como a violência está explicitamente expressa e como os jogos são projectados para ser viciantes. Estes resultados abrem caminho para posterior pesquisa sobre os efeitos sociais e culturais dos vídeo jogos. ABSTRACT: This dissertation examines the impact of video games on the lives of youngsters; their prime video games, and the control that parents and shops exert over the use of video games by youngsters. It also aims at contributing to the ongoing debate about media effects by analyzing a probable association between violent video games and violent and aggressive behaviours. After studying the existing literature on the effects of exposure to media violence, questionnaires and interviews were conducted with students of different age groups in order to determine the impact that videogames have on their lives. It was found that video games are indeed the most extensively-used entertainment media among youngsters, confirming the view that they affect young people’s lives in several ways. Through content analysis of the prime video games, it is demonstrated how violence is explicitly expressed and how these games are designed to be addictive. These findings lead the way to more extensive studies on the social and cultural effects of videogames.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000230520por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectVideojogospor
dc.subjectMeios de comunicaçãopor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectPré-adolescentespor
dc.titleViolence and video games in youngsters' livespor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010000547.pdf2.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.