Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/26788
Título: Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa
Outros títulos: Theoretical base of the qualitative research techniques
Fondements théoriques des techniques de recherche qualitative
Autor: Minayo, Maria Cecília de Souza
Costa, António Pedro
Palavras-chave: Técnicas qualitativas
Abordagens compreensivas
Cientificidade
Objetividade
Subjetividade
Senso comum
Data: Jul-2018
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: Este texto é um ensaio. Nele se discute a necessidade de fundamentos teóricos que sustentem a cientificidade das técnicas qualitativas utilizadas em pesquisas de educação, saúde e outras áreas sociais. A hipótese é de que elas constituem o delineamento das estratégias de campo e são determinantes como parte operacional da pesquisa e como práticas teóricas. O texto se inicia com apresentação das principais fontes de informação da abordagem (palavra, imagem e observação); discute-as frente às tradições sociológicas e antropológicas de base compreensiva; e distingue a lógica que embasa as investigações quantitativas e qualitativas. A tese é que essa diferenciação é de natureza e não de validade epistemológica. Em seguida, são tratados três pontos bastante controversos dos estudos qualitativos: o senso comum como sua matéria-prima, a representação e a representatividade nos estudos empíricos e a dialética entre objetividade e subjetividade. Os autores concluem que os critérios de validade fazem parte da correta aplicação do método qualitativo e como lembra Popper (1993), da avaliação interpares.
This text is an essay. It discusses the need for theoretical foundations that support the scientificity of qualitative techniques used in education, health and other social areas. The hypothesis is that they constitute the design of the field strategies and are determinants as an operational part of the research and as theoretical practices. The text begins with the presentation of the main sources of this approach (word, image and observation); discusses them into the sociological and anthropological traditions of comprehensive base; and tries to distinguish the logic that bases the quantitative and qualitative investigations. The thesis is that the differentiation is of nature and not of epistemological validity. Next, three points of considerable controversy among researchers about qualitative approach are discussed: common sense as its basic material, representation and representativeness in empirical studies, and dialectic between objectivity and subjectivity. The authors conclude that the validity criteria are part of the correct application of the qualitative method and, as Popper (1993) points out, the peer evaluation.
Ce texte est un essai. Il discute le besoin de fondements théoriques qui soutient la scientificité des techniques qualitatives utilisées dans les recherches en éducation, santé et d’autres sciences sociales. L’ hypothèse en cause est celle qu’elles constituent la conception des stratégies de terrain et sont des déterminants en tant que partie opérationnelle de la recherche et dans les pratiques théoriques. Le texte commence par la présentation des principales sources d’ information de l’approche (mot, image et observation); on les discute en envisageant les traditions sociologiques et anthropologiques basées sur la compréhension et ensuite on fait la distinction entre la logique des enquêtes quantitatives et qualitatives. La thèse defendue, proclame que cette différenciation repose sur la nature et non sur la validité épistémologique. Ensuite, trois points très controversés des études qualitatives sont abordés: le sens commun comme matière première, la représentation et la représentativité dans les études empiriques, et la dialectique entre objectivité et subjectivité. Les auteurs concluent que les critères de validité font partie de l’application correcte de la méthode qualitative et, comme Popper (1993) le rappelle, de l’évaluation par les pairs.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26788
Versão do Editor: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
035.pdf141.25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.