Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/26491
Título: A permeabilidade entre o ensino vocacional e o ensino superior: análise dos percursos dos alunos dos CET da Universidade de Aveiro
Autor: Ambrósio, Susana
Santos, Lucília
Fonseca, Henrique M. A. C.
Data: 2018
Editora: CINEP/IPC
Resumo: A permeabilidade entre os sistemas formais de Ensino Vocacional (EV) e de Ensino Superior (ES) tem adquirido momentum em toda a comunidade Europeia, muito devido ao crescente número de estagiários que concluíram formação de nível cinco1 e pretendem continuar estudos para obter qualificações superiores. O surgimento de cursos de EV em instituições de ES, nomeadamente os extintos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e os atuais Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), apresentam-se como uma realidade incontornável que em muito contribuiu e contribui para esse momentum. O presente capítulo incide, no âmbito da permeabilidade entre EV e ES, na análise da trajetória de diplomados dos CET que prosseguiram estudos no ES, designadamente na Universidade de Aveiro (UA). Pretende-se, por um lado, investigar se a permeabilidade promovida pela UA teve influência nessa mesma trajetória; por outro lado, ambiciona-se identificar que aspetos podem potenciar a permeabilidade desses estudantes. Espera-se, assim, contribuir para uma base de trabalho fundamental para o sucesso dos CTeSP no que diz respeito à permeabilidade entre EV e ES.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26491
ISBN: 978-989-54277-4-1
Versão do Editor: https://www.cinep.ipc.pt/attachments/article/186/miolo%20vol%206.pdf
Aparece nas coleções: CIDTFF - Capítulo de livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17.pdf873.27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.