Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/25829
Título: Respirar Caramulo: um projeto de valorização do território pelo design
Autor: Lopes, Daniela Antunes
Orientador: Albino, Cláudia Regina da Silva Gaspar de Melo
Palavras-chave: Design estratégico e de comunicação
Território
Turismo de natureza
Percursos pedestres
Data de Defesa: 2018
Resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo a valorização da serra do Caramulo através do desenvolvimento pelo design de uma estratégia territorial. Pretende-se posicionar o território investigado como um destino de turismo de natureza, mediante a promoção dos seus percursos pedestres. Partindo da premissa de que o Design é mediador cultural e explorando metodologias de investigação em design foi-nos possível desenvolver um trabalho de observação, compreensão, reinterpretação, tradução e comunicação do território do Caramulo. Simultaneamente, através da revisão da bibliografia sobre o tema, problematizamos múltiplos conceitos teóricos, dos quais destacamos os de design estratégico, identidade, marca, território, lugar, turismo cultural e de natureza. Como resultado do conhecimento obtido, desenvolvemos uma estratégia de comunicação do território e dos seus valores distintivos, a partir dos seis trilhos pedestres da região. A materialização deste projeto implicou o desenho de diversos conteúdos, nomeadamente mapas, guia turístico, marca territorial e website. Sublinha-se a importância da comunicação dos materiais criados à escala global, no sentido de conferir visibilidade às experiências possíveis de realizar no território.
This thesis’ main goal is the Caramulo mountain appreciation with the development of a territorial strategy through Design. It is intended to position the investigated territory as a nature tourism destination, by promoting its pedestrian routes. Starting from the premise that Design is a cultural mediator and exploring Design research methodologies, we were able to develop a work of observation, comprehension, reinterpretation, translation and communication of Caramulo territory. Simultaneously, through the review of the bibliography on the theme, we discuss multiple theoretical concepts, of which we highlight those of strategic design, identity, brand, territory, place, cultural tourism and nature. As a result of the knowledge obtained, we developed a communication strategy of the territory and its distinctive values, from the region six pedestrian rails. The materialization of this project implied the design of several contents, namely maps, tourist guide, territorial mark and website. Emphasis is placed on the importance of communication materials created on a global scale, in order to give visibility to the territory possible experiences.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25829
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
documento.pdf53.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.