Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlbino, Cláudia Regina da Silva Gaspar de Melopt_PT
dc.contributor.authorLopes, Daniela Antunespt_PT
dc.date.accessioned2019-04-23T09:52:24Z-
dc.date.available2019-04-23T09:52:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25829-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como principal objetivo a valorização da serra do Caramulo através do desenvolvimento pelo design de uma estratégia territorial. Pretende-se posicionar o território investigado como um destino de turismo de natureza, mediante a promoção dos seus percursos pedestres. Partindo da premissa de que o Design é mediador cultural e explorando metodologias de investigação em design foi-nos possível desenvolver um trabalho de observação, compreensão, reinterpretação, tradução e comunicação do território do Caramulo. Simultaneamente, através da revisão da bibliografia sobre o tema, problematizamos múltiplos conceitos teóricos, dos quais destacamos os de design estratégico, identidade, marca, território, lugar, turismo cultural e de natureza. Como resultado do conhecimento obtido, desenvolvemos uma estratégia de comunicação do território e dos seus valores distintivos, a partir dos seis trilhos pedestres da região. A materialização deste projeto implicou o desenho de diversos conteúdos, nomeadamente mapas, guia turístico, marca territorial e website. Sublinha-se a importância da comunicação dos materiais criados à escala global, no sentido de conferir visibilidade às experiências possíveis de realizar no território.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis’ main goal is the Caramulo mountain appreciation with the development of a territorial strategy through Design. It is intended to position the investigated territory as a nature tourism destination, by promoting its pedestrian routes. Starting from the premise that Design is a cultural mediator and exploring Design research methodologies, we were able to develop a work of observation, comprehension, reinterpretation, translation and communication of Caramulo territory. Simultaneously, through the review of the bibliography on the theme, we discuss multiple theoretical concepts, of which we highlight those of strategic design, identity, brand, territory, place, cultural tourism and nature. As a result of the knowledge obtained, we developed a communication strategy of the territory and its distinctive values, from the region six pedestrian rails. The materialization of this project implied the design of several contents, namely maps, tourist guide, territorial mark and website. Emphasis is placed on the importance of communication materials created on a global scale, in order to give visibility to the territory possible experiences.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesign estratégico e de comunicaçãopt_PT
dc.subjectTerritóriopt_PT
dc.subjectTurismo de naturezapt_PT
dc.subjectPercursos pedestrespt_PT
dc.titleRespirar Caramulo: um projeto de valorização do território pelo designpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202232263-
dc.description.masterMestrado em Designpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf53.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.