Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/25711
Título: Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateira
Autor: Pinho, Sara Maria dos Santos
Orientador: Costa, Rui Augusto da
Breda, Zélia
Palavras-chave: Competitividade
Destino turístico
Indústria hoteleira
Fatores competitivos
Águeda
Data de Defesa: 31-Out-2017
Resumo: Nas últimas décadas, tem-se verificado uma intensificação das investigações sobre competitividade. Numa fase inicial, os estudos sobre esta temática eram direcionados para um contexto industrial generalizado. No entanto, recentemente, os investigadores começaram a estudar a competitividade em relação a indústrias mais específicas, como é o caso do turismo, com principal destaque para os destinos turísticos e para o setor hoteleiro. A competitividade é, de facto, uma temática atual e cada vez mais valorizada pelos empresários na tomada de decisões estratégicas. Num mercado cada vez mais competitivo, devido ao desenvolvimento crescente do turismo a nível mundial e, consequentemente, do setor hoteleiro, torna-se imprescindível alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Esta dissertação apresenta uma revisão da literatura sobre esta temática, direcionada para o setor hoteleiro, como forma de conhecer os conceitos base sobre os quais assenta o estudo empírico. O objetivo central deste estudo é identificar quais os principais fatores competitivos do Hotel Estalagem da Pateira, localizado em Águeda, através de um inquérito por questionário direcionado aos hóspedes. Recorreu-se ao programa estatístico SPSS (Statistical Program for Social Sciences), para a análise e cruzamento dos dados recolhidos. De um modo geral, este estudo permitiu definir o perfil de hóspede que visita o hotel, compreender as suas principais preferências e caraterísticas de viagem e avaliar a competitividade dos fatores competitivos a nível externo e interno. Por conseguinte, tornou possível compreender quais os fatores competitivos mais valorizados pelos hóspedes e quais as áreas em que se deve apostar no futuro para que o hotel possa alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Em conclusão, verificou-se que a análise dos fatores competitivos é fundamental para aumentar a competitividade de um estabelecimento hoteleiro.
In the last few decades there has been an intensification in the investigations about competitiveness. At the early stage, the studies on this theme were directed towards a generalized industrial context. However, recently, researchers have been study competitiveness in more specific industries such as tourism, with a particular focus on tourist destinations and the hospitality industry. In fact, competitiveness is a current theme and increasingly valued by entrepreneurs in making strategic decisions. In an increasingly competitive market, due to the growing development of tourism worldwide and, consequently, the hotel industry, it is imperative to achieve a competitive advantage over competition. This dissertation presents a literature review about this theme, directed to the hotel industry, as a way of knowing the basic concepts on which the empirical study is based. The main goal of this study is to identify the competitive factors of Hotel Estalagem da Pateira, located in Águeda, through out a survey answered by the guests. The statistical program SPSS (Statistical Program for Social Sciences) was used for the analysis and cross-referencing of the collected data. In general, this study allowed to define the profile of the guest which visits the hotel, to understand their main preferences and characteristics of travel and to evaluate the competitiveness of competitive factors at the external and internal levels. Consequently, it has made it possible to understand which of the competitive factors most valued by guests and which areas to bet on in the future so that the hotel can achieve a competitive advantage over the competition. In conclusion, it was verified that the analysis of the competitive factors is fundamental to increase the competitiveness of a hotel establishment.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25711
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
documento.pdf1.92 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.