Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Rui Augusto dapt_PT
dc.contributor.advisorBreda, Zéliapt_PT
dc.contributor.authorPinho, Sara Maria dos Santospt_PT
dc.date.accessioned2019-04-08T14:15:56Z-
dc.date.available2019-04-08T14:15:56Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25711-
dc.description.abstractNas últimas décadas, tem-se verificado uma intensificação das investigações sobre competitividade. Numa fase inicial, os estudos sobre esta temática eram direcionados para um contexto industrial generalizado. No entanto, recentemente, os investigadores começaram a estudar a competitividade em relação a indústrias mais específicas, como é o caso do turismo, com principal destaque para os destinos turísticos e para o setor hoteleiro. A competitividade é, de facto, uma temática atual e cada vez mais valorizada pelos empresários na tomada de decisões estratégicas. Num mercado cada vez mais competitivo, devido ao desenvolvimento crescente do turismo a nível mundial e, consequentemente, do setor hoteleiro, torna-se imprescindível alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Esta dissertação apresenta uma revisão da literatura sobre esta temática, direcionada para o setor hoteleiro, como forma de conhecer os conceitos base sobre os quais assenta o estudo empírico. O objetivo central deste estudo é identificar quais os principais fatores competitivos do Hotel Estalagem da Pateira, localizado em Águeda, através de um inquérito por questionário direcionado aos hóspedes. Recorreu-se ao programa estatístico SPSS (Statistical Program for Social Sciences), para a análise e cruzamento dos dados recolhidos. De um modo geral, este estudo permitiu definir o perfil de hóspede que visita o hotel, compreender as suas principais preferências e caraterísticas de viagem e avaliar a competitividade dos fatores competitivos a nível externo e interno. Por conseguinte, tornou possível compreender quais os fatores competitivos mais valorizados pelos hóspedes e quais as áreas em que se deve apostar no futuro para que o hotel possa alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Em conclusão, verificou-se que a análise dos fatores competitivos é fundamental para aumentar a competitividade de um estabelecimento hoteleiro.pt_PT
dc.description.abstractIn the last few decades there has been an intensification in the investigations about competitiveness. At the early stage, the studies on this theme were directed towards a generalized industrial context. However, recently, researchers have been study competitiveness in more specific industries such as tourism, with a particular focus on tourist destinations and the hospitality industry. In fact, competitiveness is a current theme and increasingly valued by entrepreneurs in making strategic decisions. In an increasingly competitive market, due to the growing development of tourism worldwide and, consequently, the hotel industry, it is imperative to achieve a competitive advantage over competition. This dissertation presents a literature review about this theme, directed to the hotel industry, as a way of knowing the basic concepts on which the empirical study is based. The main goal of this study is to identify the competitive factors of Hotel Estalagem da Pateira, located in Águeda, through out a survey answered by the guests. The statistical program SPSS (Statistical Program for Social Sciences) was used for the analysis and cross-referencing of the collected data. In general, this study allowed to define the profile of the guest which visits the hotel, to understand their main preferences and characteristics of travel and to evaluate the competitiveness of competitive factors at the external and internal levels. Consequently, it has made it possible to understand which of the competitive factors most valued by guests and which areas to bet on in the future so that the hotel can achieve a competitive advantage over the competition. In conclusion, it was verified that the analysis of the competitive factors is fundamental to increase the competitiveness of a hotel establishment.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetitividadept_PT
dc.subjectDestino turísticopt_PT
dc.subjectIndústria hoteleirapt_PT
dc.subjectFatores competitivospt_PT
dc.subjectÁguedapt_PT
dc.titleFatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateirapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202239560-
dc.description.masterMestrado em Gestão e Planeamento em Turismopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.