Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24535
Title: Determinação da mediana em contexto tabelar e gráfico
Other Titles: Determination of median in tabular and graphic context
Author: Carvalho, Maria José
Fernandes, José António
Freitas, Adelaide
Keywords: Ensino de matemática
Representação de dados
Ensino básico.
Mediana
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Estadual Paulista
Abstract: Neste estudo, cujo objetivo é averiguar a influência do contexto dos dados na determinação da mediana, estudam-se as resoluções de 332 alunos portugueses do 8.º ano, a duas questões, uma com os dados organizados numa tabela de frequências e outra num gráfico de barras. Seguindo uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, realiza-se uma análise de frequências de quatro categorias ordinais de respostas (corretas, parcialmente corretas, incorretas e não respostas) e uma análise semiótica das resoluções aplicando o Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e ensino da Matemática na identificação de objetos e processos matemáticos que intervêm nas resoluções. Em geral, os alunos revelaram maior propensão para não responderem à determinação da mediana em contexto gráfico, mas os que responderam tendem a determinar a mediana com menor dificuldade. Os conflitos semióticos identificados aparentam não estar dependentes da forma de apresentação dos dados, embora ocorra maior número de respostas não corretas no contexto tabelar do que no contexto gráfico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/24535
DOI: 10.1590/1516-731320180030015
ISSN: 1516-7313
Publisher Version: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300779
Appears in Collections:CIDMA - Artigos
DMat - Artigos
DEP - Artigos
PSG - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_CarvalhoEtAl_Determinacao da mediana em contexto tabelar e grafico.pdf426.92 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.