Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/23918
Título: | Educação em valores: do(s) discurso(s) às representações das práticas dos professores de Ciências da Terra e da Vida |
Autor: | Nascimento, Armanda Maria Lopes do |
Orientador: | Pedro, Ana Paula Marques, Luís Manuel Ferreira |
Palavras-chave: | Ensino das ciências Gestão curricular Valores Educação para a cidadania |
Data de Defesa: | 2002 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se inferir das concepções dos professores de
Ciências da Terra e da Vida (CTV) sobre a importância da Educação em
Valores para a formação integral do aluno. Esta investigação tem, por
objectivo, compreender as representações desses docentes sobre a sua
prática pedagógica e as concepções epistemológicas que lhe estão
subjacentes.
A partir de uma perspectiva construtivista da Educação tentámos elaborar um
quadro de fundamentação teórica sobre a importância da Educação em
Valores no Ensino, em geral, e no Ensino das Ciências, em particular.
Caracterizámos, no âmbito da Educação e dos Valores, a sociedade actual, o
Currículo e as representações sociais, abordando as suas implicações na
prática pedagógica. Perspectivámos a dimensão ética do Ensino das Ciências
da Terra e da Vida, articulando a literacia com o exercício, responsável e
actuante, de uma cidadania para o Mundo.
Utilizámos, no estudo empírico desta investigação, uma abordagem
metodológica de carácter construtivista.
Procurámos reflectir e despertar o desejo de reflexão sobre a Educação em
Valores com o intuito de ajudar a alterar o status quo instituído na Educação
pelo Positivismo, de modo a convertê-lo numa praxis de responsabilidade no
processo de (co)construção da Pessoa do aluno. This survey’s objective is to infer the conceptions of Earth and Life Science teachers regarding the importance of Education based on Values in relation to the student development as a whole human being. Also, this study intends to understand such teachers’ depiction about their practices and respective epistemological conceptions. From a constructive perspective of Education, we try to draw a theoretically founded chart about the importance of Education based on Values in teaching, generally speaking, and in the science teaching, in particular. We characterized current society, curriculum and social representations in the Education and Values field and approach the entanglement in the pedagogical practice. Our perspective is the ethical dimension of Earth and Life Science teaching, uttering literacy with responsible and acting exercise of citizenship to the world. In the empirical study of this survey, we have used a methodological approach Of constructive character. We tried to ponder and arouse the desire of reflection regarding Education based on Values to support the change in the status quo in the Education by Positivism in order to convert it into a praxis of responsibility in the process of building the student’s being. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23918 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.