Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23918
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPedro, Ana Paulapt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Luís Manuel Ferreirapt_PT
dc.contributor.authorNascimento, Armanda Maria Lopes dopt_PT
dc.date.accessioned2018-08-07T16:20:08Z-
dc.date.available2018-08-07T16:20:08Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23918-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se inferir das concepções dos professores de Ciências da Terra e da Vida (CTV) sobre a importância da Educação em Valores para a formação integral do aluno. Esta investigação tem, por objectivo, compreender as representações desses docentes sobre a sua prática pedagógica e as concepções epistemológicas que lhe estão subjacentes. A partir de uma perspectiva construtivista da Educação tentámos elaborar um quadro de fundamentação teórica sobre a importância da Educação em Valores no Ensino, em geral, e no Ensino das Ciências, em particular. Caracterizámos, no âmbito da Educação e dos Valores, a sociedade actual, o Currículo e as representações sociais, abordando as suas implicações na prática pedagógica. Perspectivámos a dimensão ética do Ensino das Ciências da Terra e da Vida, articulando a literacia com o exercício, responsável e actuante, de uma cidadania para o Mundo. Utilizámos, no estudo empírico desta investigação, uma abordagem metodológica de carácter construtivista. Procurámos reflectir e despertar o desejo de reflexão sobre a Educação em Valores com o intuito de ajudar a alterar o status quo instituído na Educação pelo Positivismo, de modo a convertê-lo numa praxis de responsabilidade no processo de (co)construção da Pessoa do aluno.pt_PT
dc.description.abstractThis survey’s objective is to infer the conceptions of Earth and Life Science teachers regarding the importance of Education based on Values in relation to the student development as a whole human being. Also, this study intends to understand such teachers’ depiction about their practices and respective epistemological conceptions. From a constructive perspective of Education, we try to draw a theoretically founded chart about the importance of Education based on Values in teaching, generally speaking, and in the science teaching, in particular. We characterized current society, curriculum and social representations in the Education and Values field and approach the entanglement in the pedagogical practice. Our perspective is the ethical dimension of Earth and Life Science teaching, uttering literacy with responsible and acting exercise of citizenship to the world. In the empirical study of this survey, we have used a methodological approach Of constructive character. We tried to ponder and arouse the desire of reflection regarding Education based on Values to support the change in the status quo in the Education by Positivism in order to convert it into a praxis of responsibility in the process of building the student’s being.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectGestão curricularpt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.titleEducação em valores: do(s) discurso(s) às representações das práticas dos professores de Ciências da Terra e da Vidapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação e Formaçãopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.24 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.