Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/23900
Título: | Dificuldades na aprendizagem da Mediana e Quartis por alunos do 8.º ano de escolaridade: estudo comparativo Fórmula versus Gráfico |
Outros títulos: | Learning difficulties with median and quartiles concepts in the 8th grade students: formula versus plot comparative study |
Autor: | Freitas, Adelaide Figueiredo, Teresa Simões Silva, Nélia Miranda, M. Cristina |
Palavras-chave: | Educação Estatística Dificuldades dos alunos Alunos do 8.º ano de escolaridade Quantis Erro |
Data: | Jul-2018 |
Editora: | Departamento de Educação e Psicologia Universidade de Aveiro |
Resumo: | na aplicação de algoritmos de cálculo da mediana e na sua interpretação, em alunos de diferentes níveis de ensino. Embora possam existir interações entre as causas que originam tais dificuldades, escasseiam estudos se e como as dificuldades (observáveis) no cálculo e na interpretação da mediana e dos quartis estão interligadas. Partindo de quatro situaçõesproblemas, são analisadas as respostas dadas por 81 alunos do 8.º ano de escolaridade de uma escola, identificando e classificando os erros cometidos no cálculo e interpretação da mediana e dos quartis. Usando o coeficiente de associação V de Cramer, investiga-se também, numa perspetiva quantitativa, a interdependência entre a capacidade de obter os valores da mediana, primeiro quartil e terceiro quartil e a de interpretar o efeito sobre a mediana de uma alteração de um dado, tendo por base um conjunto de dados e um diagrama de extremos e quartis. A análise estatística das respostas assinalou situações onde existem associações fracas ou moderadas; mais ainda, não revelou associação entre a dificuldade de obtenção analítica (via fórmula) e gráfica (via diagrama de extremos e quartis) da mediana, perante uma alteração de dados. Esta constatação leva a crer que os alunos veem a interpretação de resultados obtidos segundo aquelas duas abordagens (via fórmula versus via gráfica) como se de dois tópicos diferentes, não interligados, se tratasse. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23900 |
ISSN: | 1647-3582 |
Versão do Editor: | http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11085 |
Aparece nas coleções: | CIDMA - Artigos PSG - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018FreitasEtAl_Dificuldades na aprendizagem da Mediana e Quartis por alunos do 8.º ano de escolaridade_estudo comparativo Fórmula versus Gráfico.pdf | 511.08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.