Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23900
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas, Adelaidept_PT
dc.contributor.authorFigueiredo, Teresa Simõespt_PT
dc.contributor.authorSilva, Néliapt_PT
dc.contributor.authorMiranda, M. Cristinapt_PT
dc.date.accessioned2018-07-31T16:13:07Z-
dc.date.available2018-07-31T16:13:07Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.issn1647-3582pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23900-
dc.description.abstractna aplicação de algoritmos de cálculo da mediana e na sua interpretação, em alunos de diferentes níveis de ensino. Embora possam existir interações entre as causas que originam tais dificuldades, escasseiam estudos se e como as dificuldades (observáveis) no cálculo e na interpretação da mediana e dos quartis estão interligadas. Partindo de quatro situaçõesproblemas, são analisadas as respostas dadas por 81 alunos do 8.º ano de escolaridade de uma escola, identificando e classificando os erros cometidos no cálculo e interpretação da mediana e dos quartis. Usando o coeficiente de associação V de Cramer, investiga-se também, numa perspetiva quantitativa, a interdependência entre a capacidade de obter os valores da mediana, primeiro quartil e terceiro quartil e a de interpretar o efeito sobre a mediana de uma alteração de um dado, tendo por base um conjunto de dados e um diagrama de extremos e quartis. A análise estatística das respostas assinalou situações onde existem associações fracas ou moderadas; mais ainda, não revelou associação entre a dificuldade de obtenção analítica (via fórmula) e gráfica (via diagrama de extremos e quartis) da mediana, perante uma alteração de dados. Esta constatação leva a crer que os alunos veem a interpretação de resultados obtidos segundo aquelas duas abordagens (via fórmula versus via gráfica) como se de dois tópicos diferentes, não interligados, se tratasse.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherDepartamento de Educação e Psicologia Universidade de Aveiropt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147206/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Estatísticapt_PT
dc.subjectDificuldades dos alunospt_PT
dc.subjectAlunos do 8.º ano de escolaridadept_PT
dc.subjectQuantispt_PT
dc.subjectErropt_PT
dc.titleDificuldades na aprendizagem da Mediana e Quartis por alunos do 8.º ano de escolaridade: estudo comparativo Fórmula versus Gráficopt_PT
dc.title.alternativeLearning difficulties with median and quartiles concepts in the 8th grade students: formula versus plot comparative studypt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage109pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.lastPage132pt_PT
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt_PT
degois.publication.volume10pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11085pt_PT
Appears in Collections:CIDMA - Artigos
PSG - Artigos



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.