Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/23800
Título: Robot plays board games with human
Outros títulos: Robô joga jogos de tabuleiro com humano
Autor: Horta, Miguel Ângelo Dias
Orientador: Lau, Nuno
Pereira, Artur José Carneiro
Palavras-chave: Engenharia eletrónica e telecomunicações
Robots autónomos
Interacção humano-robot
Jogos
Data de Defesa: 2018
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O campo da robótica tem-se desenvolvido a um ritmo impressionante. O dia em que os robôs serão uma constante dentro da sociedade está mais perto do que nunca. No entanto, na cultura popular os robôs ainda são vistos como uma ameaça, desconsiderando os seus benefícios. Este medo irracional precisa de ser desmistificado. Uma das opções para melhorar a perceção da humanidade em relação aos robôs, pode basear-se na disseminação de robôs de entretenimento. Este tipo de robôs, que ´e desenvolvido com o único objetivo de trazer felicidade aos seus humanos, proporciona um ambiente seguro onde se pode interagir com os robôs, atestando a sua segurança, previsibilidade, funcionalidade, confiabilidade e robustez, melhorando positivamente a perceção das massas para com robôs. O objetivo final será que tais experiencias contribuam também para a aceitação de robôs mais complexos dentro da sociedade. ´E dentro deste conjunto de ideias que esta dissertação foi escrita. Usando algumas das mais recentes inovações na área , foi desenvolvido um ambiente onde um humano pode experimentar jogar jogos de tabuleiro com ou contra um braço robótico. Especificamente foi desenvolvido um ambiente onde é possível jogar o jogo do galo com o robô. Este robô é formado pela interconexão do braço JACO da Kinova e da câmara da Microsoft Kinect. Além disso, o mesmo ambiente foi replicado num mundo simulado através do simulador Gazebo.
The robotics field has been developing at an outstanding pace. The day in which robots will be commonplace within the society is closer than ever. However, in the popular culture robots are still perceived as a threat, disregarding its benefits. This irrational fear needs to be demystified. One of the options to improve humanity perception towards robots, may rely in the dissemination of entertainment robots. This type of robots, which is developed with the only purpose of bringing joy to its human peers, provide a safe environment where robots can be interacted, attesting robot’s security, predictability, functionality, reliability, and robustness, while positively improving masses’ perception towards robots. The end goal shall be that such experiences also contribute to the acceptance of more complex robots within the society. It is within this set of ideas that this dissertation is written. Using some of the most recent innovations in the field, an environment was developed where a human can experience playing board games with or against a robotic arm. Specifically it was developed an environment where it is possible to play tic-tac-toe with the robot. This robot is formed by the interconnection of a Kinova’s JACO arm with one Microsoft’s Kinect motion cam. Furthermore, the same environment was replicated in a simulated world using the Gazebo simulator.
Descrição: mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/23800
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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