Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23800
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dc.contributor.advisorLau, Nunopt
dc.contributor.advisorPereira, Artur José Carneiropt
dc.contributor.authorHorta, Miguel Ângelo Diaspt
dc.date.accessioned2018-07-10T17:09:34Z-
dc.date.available2018-07-10T17:09:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23800-
dc.descriptionmestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicaçõespt
dc.description.abstractO campo da robótica tem-se desenvolvido a um ritmo impressionante. O dia em que os robôs serão uma constante dentro da sociedade está mais perto do que nunca. No entanto, na cultura popular os robôs ainda são vistos como uma ameaça, desconsiderando os seus benefícios. Este medo irracional precisa de ser desmistificado. Uma das opções para melhorar a perceção da humanidade em relação aos robôs, pode basear-se na disseminação de robôs de entretenimento. Este tipo de robôs, que ´e desenvolvido com o único objetivo de trazer felicidade aos seus humanos, proporciona um ambiente seguro onde se pode interagir com os robôs, atestando a sua segurança, previsibilidade, funcionalidade, confiabilidade e robustez, melhorando positivamente a perceção das massas para com robôs. O objetivo final será que tais experiencias contribuam também para a aceitação de robôs mais complexos dentro da sociedade. ´E dentro deste conjunto de ideias que esta dissertação foi escrita. Usando algumas das mais recentes inovações na área , foi desenvolvido um ambiente onde um humano pode experimentar jogar jogos de tabuleiro com ou contra um braço robótico. Especificamente foi desenvolvido um ambiente onde é possível jogar o jogo do galo com o robô. Este robô é formado pela interconexão do braço JACO da Kinova e da câmara da Microsoft Kinect. Além disso, o mesmo ambiente foi replicado num mundo simulado através do simulador Gazebo.pt
dc.description.abstractThe robotics field has been developing at an outstanding pace. The day in which robots will be commonplace within the society is closer than ever. However, in the popular culture robots are still perceived as a threat, disregarding its benefits. This irrational fear needs to be demystified. One of the options to improve humanity perception towards robots, may rely in the dissemination of entertainment robots. This type of robots, which is developed with the only purpose of bringing joy to its human peers, provide a safe environment where robots can be interacted, attesting robot’s security, predictability, functionality, reliability, and robustness, while positively improving masses’ perception towards robots. The end goal shall be that such experiences also contribute to the acceptance of more complex robots within the society. It is within this set of ideas that this dissertation is written. Using some of the most recent innovations in the field, an environment was developed where a human can experience playing board games with or against a robotic arm. Specifically it was developed an environment where it is possible to play tic-tac-toe with the robot. This robot is formed by the interconnection of a Kinova’s JACO arm with one Microsoft’s Kinect motion cam. Furthermore, the same environment was replicated in a simulated world using the Gazebo simulator.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia eletrónica e telecomunicaçõespt
dc.subjectRobots autónomospt
dc.subjectInteracção humano-robotpt
dc.subjectJogospt
dc.titleRobot plays board games with humanpt
dc.title.alternativeRobô joga jogos de tabuleiro com humanopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201943638-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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