Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/23771
Título: A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação
Autor: Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de
Orientador: Andrade, Isabel
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de línguas - Ensino básico 1º ciclo
Ensino de uma segunda língua
Data de Defesa: 2003
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este estudo partiu do pressuposto de que a Motivação é fundamental para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Tem como principais objectivos a identificação das atitudes dos alunos do l0ci clo perante o primeiro contacto com as aulas de Inglês, bem como a identificação de factores determinantes na motivação para essa aprendizagem, uma vez que estes alunos são, geralmente, considerados aprendentes particularmente motivados. Assim, a identificação desses factores pode contribuir para a descoberta de novos caminhos conducentes a uma melhor compreensão da relação afectiva que os alunos do l0 ciclo do Ensino Básico estabelecem com a aprendizagem da Língua Estrangeira. Utilizaram-se dois métodos de recolha de dados: o inquérito por questionário e a observação directa das aulas de Inglês, esta última focalizada nos comportamentos explícitos e aspectos não-verbais, indicadores de emoções e sentimentos. Procedeu-se, então, a uma análise qualitativa dos dados recolhidos, com realce especial para a expressão dos factores de motivação identificados, análise essa que permitiu um melhor entendimento dos processos motivacionais e afectivos dos alunos no que respeita a aprendizagem da Língua Estrangeira.
This study was built upon the premise that Motivation is an essential issue in what concems foreign language learning. Its main objectives were to identify the attitudes lStcycle students bring to their first foreign language classes and to identify some determinant motivational factors, since prímary students are generally considered a particularly enthusiastic group of learners. Hence the identification of such factors can contribute to the discovery of new paths leading to a beiter understanding of the affective relation studentllanguage learning, knowing that each student is motivated differently. To collect the data two methods were used: the application of questionnaires and direct observation of the English lessons, the later focusing on the students' open behaviours and on non-verbal aspects of the emotional communication. The analysis of data collected was qualitatie, enhancing the students' perceptions of the motivational factors identified in order to clarify some aspects of the affective and motivational processes of foreign language learning .
Descrição: Mestrado em Língua Inglesa
URI: http://hdl.handle.net/10773/23771
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf92.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.