Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23771
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Isabelpt
dc.contributor.authorAlmeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari dept
dc.date.accessioned2018-07-06T10:37:53Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23771-
dc.descriptionMestrado em Língua Inglesapt
dc.description.abstractEste estudo partiu do pressuposto de que a Motivação é fundamental para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Tem como principais objectivos a identificação das atitudes dos alunos do l0ci clo perante o primeiro contacto com as aulas de Inglês, bem como a identificação de factores determinantes na motivação para essa aprendizagem, uma vez que estes alunos são, geralmente, considerados aprendentes particularmente motivados. Assim, a identificação desses factores pode contribuir para a descoberta de novos caminhos conducentes a uma melhor compreensão da relação afectiva que os alunos do l0 ciclo do Ensino Básico estabelecem com a aprendizagem da Língua Estrangeira. Utilizaram-se dois métodos de recolha de dados: o inquérito por questionário e a observação directa das aulas de Inglês, esta última focalizada nos comportamentos explícitos e aspectos não-verbais, indicadores de emoções e sentimentos. Procedeu-se, então, a uma análise qualitativa dos dados recolhidos, com realce especial para a expressão dos factores de motivação identificados, análise essa que permitiu um melhor entendimento dos processos motivacionais e afectivos dos alunos no que respeita a aprendizagem da Língua Estrangeira.pt
dc.description.abstractThis study was built upon the premise that Motivation is an essential issue in what concems foreign language learning. Its main objectives were to identify the attitudes lStcycle students bring to their first foreign language classes and to identify some determinant motivational factors, since prímary students are generally considered a particularly enthusiastic group of learners. Hence the identification of such factors can contribute to the discovery of new paths leading to a beiter understanding of the affective relation studentllanguage learning, knowing that each student is motivated differently. To collect the data two methods were used: the application of questionnaires and direct observation of the English lessons, the later focusing on the students' open behaviours and on non-verbal aspects of the emotional communication. The analysis of data collected was qualitatie, enhancing the students' perceptions of the motivational factors identified in order to clarify some aspects of the affective and motivational processes of foreign language learning .pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLíngua inglesapt
dc.subjectEnsino de línguas - Ensino básico 1º ciclopt
dc.subjectEnsino de uma segunda línguapt
dc.titleA aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivaçãopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf92.98 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.