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Título: Textos que se (des)constroem: metaficção e intertextualidade na ficção juvenil contemporânea
Outros títulos: Texts that (des)construct themselves: metafiction and intertextuality in the young adult contemporary fiction
Autor: Navas, Diana
Ramos, Ana Margarida
Palavras-chave: literatura juvenil
romance contemporâneo
estratégias metaficcionais
intertexto
Data: 2016
Editora: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar uma tendência crescente na literatura juvenil contemporânea: o recurso à intertextualidade e a estratégias metaficcionais como forma de complexificação da narrativa, desafiando a linearidade, e de alargamento das leituras possíveis dos textos, potencializando o diálogo com outros textos e, até, outros universos artísticos. Para tal, debruça-se sobre dois romances contemporâneos, um português e um brasileiro, respectivamente: Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz, e A audácia dessa mulher, de Ana Maria Machado. Pretende analisar o modo como esses romances, de evidente cunho metaficcional, retomam textos alheios e com eles, ao mesmo tempo em que revelam ao leitor seu processo de poiesis, encenam o processo de construção ficcional, fazendo do processo de leitura um desafio.
The present study aims to investigate an increasing trend in contemporary young adult literature: the use of intertextuality and metafictional strategies as a form to increase narrative complexity, challenging linearity, enlarging possible readings of texts, and promoting dialogue with other texts and even other artistic universes. To this purpose, the text focuses on two contemporary novels, a Portuguese and a Brazilian one, respectively Os livros que devoraram o meu pai, by Afonso Cruz, and A audácia dessa mulher, by Ana Maria Machado. This study also aims to analyse how these novels, of clear metafictional nature, promote dialogue with other texts, while showing the reader their ‘poiesis’ process and their fictional construction process, transforming reading into a remarkable challenge.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/22176
DOI: 10.4025/actascilangcult.v38i3.31138
ISSN: 1983-4675
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