Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/21455
Título: | Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
Autor: | Raimundo, Catarina Dias |
Orientador: | Neto, Maria Teresa Bixirão |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Ensino pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Estrategias de aprendizagem Jogos educativos - Matemática Actividades de aprendizagem |
Data de Defesa: | 2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A presente experiência teve como principal objetivo identificar de que modo o jogo
pode facilitar a aprendizagem de conteúdos e promover o raciocínio matemático nas
crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, mais precisamente, do 3º ano de
escolaridade. Neste sentido, foram formuladas as seguintes questões de investigação:
Q1) Quais as estratégias utilizadas pelos anos de 1.º Ciclo do Ensino Básico perante os
jogos de lógica?; Q2) Quais as conexões estabelecidas entre a Matemática e outras
áreas de conhecimento através do jogo?; Q3) Como se pode integrar os jogos no ensino
numa perspetiva transversal?
A metodologia investigativa adotada enquadra-se numa abordagem de natureza
qualitativa, de cariz interpretativo, descritivo e num design de “estudo de caso”, que foi
esta experiência.
A recolha de dados teve como instrumentos os registos fotográfico e videográfico
obtidos no decorrer dos jogos e as minhas notas de campo.
Os resultados obtidos sugerem que alguns alunos demonstraram alguma dificuldade
inicial, mas que com o avançar dos jogos, alguns conseguiram evoluir
significativamente. Os resultados também demonstraram que é possível estabelecer
conexões entre a Matemática e outras áreas de conhecimento através do jogo, e que é
possível a integração dos jogos no ensino numa perspetiva transversal The present experiment aimed to identify how can games facilitate the learning of content and promote mathematical thinking in children of pre-school education and the 1st cycle, more precisely, the 3rd grade. In this regard, the following research questions were formulated: Q1) What are the strategies used by years of 1st cycle of basic education in logic games?; Q2) What are the connections established between Mathematic and other fields of knowledge through the game?; Q3) How can games be integrated in teaching as a transversal perspective? The investigative methodology is part of a qualitative approach, interpretive nature, descriptive and a design "case study", which was this experience. The data were collected through photographic and videographic records obtained during the games and field notes produced by the researcher. The results suggest that some students have shown some initial difficulty, but with the advance of the games, some have managed to evolve significantly. The results also demonstrated that it is possible to establish connections between mathematics and other fields of knowledge through the game, and it is possible to integration games in teaching as transversal perspective. |
Descrição: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21455 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jogando e Aprendendo - Catarina Raimundo.pdf | 4.06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.