Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto, Maria Teresa Bixirãopt
dc.contributor.authorRaimundo, Catarina Diaspt
dc.date.accessioned2018-01-16T11:00:37Z-
dc.date.available2018-01-16T11:00:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21455-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractA presente experiência teve como principal objetivo identificar de que modo o jogo pode facilitar a aprendizagem de conteúdos e promover o raciocínio matemático nas crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, mais precisamente, do 3º ano de escolaridade. Neste sentido, foram formuladas as seguintes questões de investigação: Q1) Quais as estratégias utilizadas pelos anos de 1.º Ciclo do Ensino Básico perante os jogos de lógica?; Q2) Quais as conexões estabelecidas entre a Matemática e outras áreas de conhecimento através do jogo?; Q3) Como se pode integrar os jogos no ensino numa perspetiva transversal? A metodologia investigativa adotada enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa, de cariz interpretativo, descritivo e num design de “estudo de caso”, que foi esta experiência. A recolha de dados teve como instrumentos os registos fotográfico e videográfico obtidos no decorrer dos jogos e as minhas notas de campo. Os resultados obtidos sugerem que alguns alunos demonstraram alguma dificuldade inicial, mas que com o avançar dos jogos, alguns conseguiram evoluir significativamente. Os resultados também demonstraram que é possível estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas de conhecimento através do jogo, e que é possível a integração dos jogos no ensino numa perspetiva transversalpt
dc.description.abstractThe present experiment aimed to identify how can games facilitate the learning of content and promote mathematical thinking in children of pre-school education and the 1st cycle, more precisely, the 3rd grade. In this regard, the following research questions were formulated: Q1) What are the strategies used by years of 1st cycle of basic education in logic games?; Q2) What are the connections established between Mathematic and other fields of knowledge through the game?; Q3) How can games be integrated in teaching as a transversal perspective? The investigative methodology is part of a qualitative approach, interpretive nature, descriptive and a design "case study", which was this experience. The data were collected through photographic and videographic records obtained during the games and field notes produced by the researcher. The results suggest that some students have shown some initial difficulty, but with the advance of the games, some have managed to evolve significantly. The results also demonstrated that it is possible to establish connections between mathematics and other fields of knowledge through the game, and it is possible to integration games in teaching as transversal perspective.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da matemáticapt
dc.subjectEnsino pré-escolarpt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectEstrategias de aprendizagempt
dc.subjectJogos educativos - Matemáticapt
dc.subjectActividades de aprendizagempt
dc.subject.otherMatemáticapt
dc.subject.otherJogospt
dc.subject.otherConexõespt
dc.subject.otherRaciocinio matemáticopt
dc.titleJogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201569345-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jogando e Aprendendo - Catarina Raimundo.pdf4.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.