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http://hdl.handle.net/10773/18894
Título: | Da relação sujeito-língua: um estudo com alunos do secundário de língua portuguesa |
Autor: | Ferreira, Elisabete Maria Batista |
Orientador: | Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de |
Palavras-chave: | Estratégias da aprendizagem - Sala de aula Ensino da língua materna Linguagem - Pensamento Língua portuguesa |
Data de Defesa: | 2003 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente trabalho resulta de um conjunto de indagações que se foram
levantando ao longo do meu percurso de profissional de ensino como
professora e formadora no âmbito disciplinar da Língua Portuguesa.
Aprofundar os conhecimentos sobre as relações complexas que se
estabelecem entre sujeitos aprendentes, a/s sua/s língua/s materna/s e o
mundo foi o objectivo impulsionador desta investigação, almejando,
subsequentemente, viabilizar uma transposição sustentada do saber teórico
para uma prática didáctica capaz de aproximar o sujeito à sua língua.
Assim, as questões de investigação formuladas procuraram indagar junto dos
sujeitos-aprendentes conhecimentos indiciadores sobre a função constitutiva
da linguagem, relativamente:
- ao processo de elaboração de conceitos para o conhecimento o mundo;
- ao processo de construção de identidades e sentidos de pertença;
- à possibilidade de criatividade e realização humanas.
Compreendendo o fenómeno de linguagem como instrumento estruturador de
sentido e agente de tradução de uma construção do pensamento, realizei
uma experiência desenvolvida em sete módulos de intervenção
intencionalmente direccionados para os focos de incidência sobre a função
categorizante e estruturante da linguagem.
As actividades fundadas na noção de interlocução proporcionaram uma
acção de ensino-aprendizagem como espaço de produção de linguagem e de
constituição, privilegiando ao sujeito-aprendente aceder, construir, interpretar,
transmudar, interagir, criar sentidos, envolvendo-se a si, o outro e o mundo. The present work is the result of a series of questions that arose during my professional experience both as a teacher and as a teacher trainer of Portuguese as a mother tongue. The aim of this study was to deepen my knowledge of the complex relationships between the learners, their native languages and the world and subsequently to be able to transfer the theoretic knowledge to the didactic practice in order to near the subject to its language. From this investigation with Portuguese students as native learners doing their secondary education resulted mainly the confirmation of the initial suspicion of the fundamental role of the native language. Therefore, the investigation questions try to find if the learners have acknowledgements about the function of language constitution, in relation to: - the process of elaborating meanings to know the world; - the process of building identities; - the possibility of human creativity. I understand the phenomenon of language as a tool that builds the sense and an agent that translates our way of thinking and I made an experience based on seven types of intervention aimed on purpose to the themes about the function characterises and builds the language. The activities based on the notion of interaction gave a way to a teaching-learning action as a space of language production and constitution, giving an advantage to the learner in accessing, building, interpreting, re-changing, interacting, creating senses, involving himself, the other and the world. |
Descrição: | Mestrado em Didáctica de Línguas, especialidade Português/ Língua Materna |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18894 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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