Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/18551
Título: Num doce balanço: composições, identidade e tópicas do jazz brasileiro
Autor: Mongiovi, Angelo Guimarães
Orientador: Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro
Piedade, Acácio
Palavras-chave: Música
Jazz - Brasil - Séc. 20
Interpretação musical
Análise musical
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Desde as primeiras décadas do século XX que a classe artístico-musical brasileira mantém uma abertura de influências para os gêneros da música popular norte americana. A partir da década de 1960, no âmbito da Bossa- Nova, aconteceu uma forte relação de troca de influências entre os músicos desses países. Logo, o termo Brazilian Jazz surgiu para traduzir uma relação de hibridismo e “fricção de musicalidades” (Piedade 2003) entre o Jazz norte americano e a música instrumental popular brasileira. Neste contexto, o Samba apareceu como principal elemento representante da identidade musical do Brasil, evidenciado pelos álbuns dos artistas ligados a esta vertente, tanto os brasileiros quanto os norte americanos. Posteriormente outros gêneros musicais como o Baião e o Frevo começam a ganhar espaço nesta amálgama musical em discos como Coisas (1965, Forma), Quarteto Novo (1967, Odeon), Egberto Gismonti (1969, Elenco) e Hermeto (1970, Buddah), complementando assim as características necessárias para a consolidação do gênero musical conhecido como Jazz Brasileiro. Este trabalho foi composto por quatro principais vetores de investigação. Na primeira parte, recorri principalmente a análise bibliográfica para ilustrar e avaliar o panorama histórico do universo estudado (Schuller 1986; Castro 1990; Calado 1990; Gioia 1998; Tinhorão 1998; Boffi 1999; Gridley 2000; Severiano 2008). Na segunda parte, busquei elucidar a linguagem do Jazz Brasileiro vista como um discurso retórico/musical, refletindo e utilizando a “teoria das tópicas” (Ratner 1980; Agawu 1991) direcionada para a análise da música brasileira (Piedade 2004, 2007, 2011, 2013). Na terceira parte exponho uma componente performativa, representada pela composição e produção do álbum de autorais Porto (2015), além de sua análise musical. Na quarta parte analisei (Bardin 2009) as tarefas ligadas ao trabalho de campo (entrevistas e um Grupo Focal) com o intuito de testemunhar pessoalmente e sistematizar as impressões de alguns dos atuantes desta comunidade artística. De forma geral, pretendi cooperar com os estudos ligados ao Jazz no universo acadêmico, além de contribuir para a consolidação e sistematização das características musicais do Jazz Brasileiro.
Since the first decades of the twentieth century the Brazilian artistic-musical class has had an opening of influences to the genres of American popular music. From the 1960s, in Bossa-Nova, there was a strong relationship of exchange of influences among the musicians of these countries. Therefore, the term Brazilian Jazz emerged to translate a relationship of hybridism and "friction of musicalities" (Piedade 2003) between American jazz and popular Brazilian instrumental music. In this context, Samba appeared as the main element representing the musical identity of Brazil, evidenced by the albums of the artists linked to this aspect, both Brazilians and North Americans. Subsequently, other musical genres such as Baião and Frevo begin to gain space in this musical amalgam in albums like Coisas (1965, Form), Quarteto Novo (1967, Odeon), Egberto Gismonti (1969, Cast) and Hermeto (1970, Buddah), thus complementing the characteristics necessary for the consolidation of the musical genre known as Jazz Brasileiro. This work was composed of four main research vectors. In the first part, I focused mainly on the bibliographical analysis to illustrate and evaluate the historical panorama of the studied universe (Schuller 1986; Castro 1990; Calado 1990; Gioia 1998; Tinhorão 1998; Boffi 1999; Gridley 2000; Severiano 2008). In the second part, I sought to elucidate the Jazz Brasileiro language as a rhetorical / musical discourse, reflecting and using the "topic theory" (Ratner 1980; Agawu 1991) aimed at the analysis of Brazilian music (Piedade 2004, 2007, 2011, 2013). In the third part I present a performative component, represented by the composition and production of the author album Porto (2015), in addition to his musical analysis. In the fourth part I analyzed (Bardin 2009) the tasks related to the field work (interviews and a focus group) with the intention of personally witnessing and systematizing the impressions of some of the actors of this artistic community. In general, I wanted to cooperate with studies related to Jazz in the academic universe, besides contributing to the consolidation and structuring of the Jazz Brasileiro musical characteristics.
Descrição: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/18551
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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