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http://hdl.handle.net/10773/18551
Título: | Num doce balanço: composições, identidade e tópicas do jazz brasileiro |
Autor: | Mongiovi, Angelo Guimarães |
Orientador: | Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro Piedade, Acácio |
Palavras-chave: | Música Jazz - Brasil - Séc. 20 Interpretação musical Análise musical |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Desde as primeiras décadas do século XX que a classe artístico-musical
brasileira mantém uma abertura de influências para os gêneros da música
popular norte americana. A partir da década de 1960, no âmbito da Bossa-
Nova, aconteceu uma forte relação de troca de influências entre os músicos
desses países. Logo, o termo Brazilian Jazz surgiu para traduzir uma relação
de hibridismo e “fricção de musicalidades” (Piedade 2003) entre o Jazz norte
americano e a música instrumental popular brasileira. Neste contexto, o
Samba apareceu como principal elemento representante da identidade musical
do Brasil, evidenciado pelos álbuns dos artistas ligados a esta vertente, tanto
os brasileiros quanto os norte americanos. Posteriormente outros gêneros
musicais como o Baião e o Frevo começam a ganhar espaço nesta amálgama
musical em discos como Coisas (1965, Forma), Quarteto Novo (1967, Odeon),
Egberto Gismonti (1969, Elenco) e Hermeto (1970, Buddah), complementando
assim as características necessárias para a consolidação do gênero musical
conhecido como Jazz Brasileiro.
Este trabalho foi composto por quatro principais vetores de investigação. Na
primeira parte, recorri principalmente a análise bibliográfica para ilustrar e
avaliar o panorama histórico do universo estudado (Schuller 1986; Castro
1990; Calado 1990; Gioia 1998; Tinhorão 1998; Boffi 1999; Gridley 2000;
Severiano 2008). Na segunda parte, busquei elucidar a linguagem do Jazz
Brasileiro vista como um discurso retórico/musical, refletindo e utilizando a
“teoria das tópicas” (Ratner 1980; Agawu 1991) direcionada para a análise da
música brasileira (Piedade 2004, 2007, 2011, 2013). Na terceira parte exponho
uma componente performativa, representada pela composição e produção do
álbum de autorais Porto (2015), além de sua análise musical. Na quarta parte
analisei (Bardin 2009) as tarefas ligadas ao trabalho de campo (entrevistas e
um Grupo Focal) com o intuito de testemunhar pessoalmente e sistematizar as
impressões de alguns dos atuantes desta comunidade artística.
De forma geral, pretendi cooperar com os estudos ligados ao Jazz no universo
acadêmico, além de contribuir para a consolidação e sistematização das
características musicais do Jazz Brasileiro. Since the first decades of the twentieth century the Brazilian artistic-musical class has had an opening of influences to the genres of American popular music. From the 1960s, in Bossa-Nova, there was a strong relationship of exchange of influences among the musicians of these countries. Therefore, the term Brazilian Jazz emerged to translate a relationship of hybridism and "friction of musicalities" (Piedade 2003) between American jazz and popular Brazilian instrumental music. In this context, Samba appeared as the main element representing the musical identity of Brazil, evidenced by the albums of the artists linked to this aspect, both Brazilians and North Americans. Subsequently, other musical genres such as Baião and Frevo begin to gain space in this musical amalgam in albums like Coisas (1965, Form), Quarteto Novo (1967, Odeon), Egberto Gismonti (1969, Cast) and Hermeto (1970, Buddah), thus complementing the characteristics necessary for the consolidation of the musical genre known as Jazz Brasileiro. This work was composed of four main research vectors. In the first part, I focused mainly on the bibliographical analysis to illustrate and evaluate the historical panorama of the studied universe (Schuller 1986; Castro 1990; Calado 1990; Gioia 1998; Tinhorão 1998; Boffi 1999; Gridley 2000; Severiano 2008). In the second part, I sought to elucidate the Jazz Brasileiro language as a rhetorical / musical discourse, reflecting and using the "topic theory" (Ratner 1980; Agawu 1991) aimed at the analysis of Brazilian music (Piedade 2004, 2007, 2011, 2013). In the third part I present a performative component, represented by the composition and production of the author album Porto (2015), in addition to his musical analysis. In the fourth part I analyzed (Bardin 2009) the tasks related to the field work (interviews and a focus group) with the intention of personally witnessing and systematizing the impressions of some of the actors of this artistic community. In general, I wanted to cooperate with studies related to Jazz in the academic universe, besides contributing to the consolidation and structuring of the Jazz Brasileiro musical characteristics. |
Descrição: | Doutoramento em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18551 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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