TY: THES T1 - Num doce balanço: composições, identidade e tópicas do jazz brasileiro A1 - Mongiovi, Angelo Guimarães N2 - Desde as primeiras décadas do século XX que a classe artístico-musical brasileira mantém uma abertura de influências para os gêneros da música popular norte americana. A partir da década de 1960, no âmbito da Bossa- Nova, aconteceu uma forte relação de troca de influências entre os músicos desses países. Logo, o termo Brazilian Jazz surgiu para traduzir uma relação de hibridismo e ?fricção de musicalidades? (Piedade 2003) entre o Jazz norte americano e a música instrumental popular brasileira. Neste contexto, o Samba apareceu como principal elemento representante da identidade musical do Brasil, evidenciado pelos álbuns dos artistas ligados a esta vertente, tanto os brasileiros quanto os norte americanos. Posteriormente outros gêneros musicais como o Baião e o Frevo começam a ganhar espaço nesta amálgama musical em discos como Coisas (1965, Forma), Quarteto Novo (1967, Odeon), Egberto Gismonti (1969, Elenco) e Hermeto (1970, Buddah), complementando assim as características necessárias para a consolidação do gênero musical conhecido como Jazz Brasileiro. Este trabalho foi composto por quatro principais vetores de investigação. Na primeira parte, recorri principalmente a análise bibliográfica para ilustrar e avaliar o panorama histórico do universo estudado (Schuller 1986; Castro 1990; Calado 1990; Gioia 1998; Tinhorão 1998; Boffi 1999; Gridley 2000; Severiano 2008). Na segunda parte, busquei elucidar a linguagem do Jazz Brasileiro vista como um discurso retórico/musical, refletindo e utilizando a ?teoria das tópicas? (Ratner 1980; Agawu 1991) direcionada para a análise da música brasileira (Piedade 2004, 2007, 2011, 2013). Na terceira parte exponho uma componente performativa, representada pela composição e produção do álbum de autorais Porto (2015), além de sua análise musical. Na quarta parte analisei (Bardin 2009) as tarefas ligadas ao trabalho de campo (entrevistas e um Grupo Focal) com o intuito de testemunhar pessoalmente e sistematizar as impressões de alguns dos atuantes desta comunidade artística. De forma geral, pretendi cooperar com os estudos ligados ao Jazz no universo acadêmico, além de contribuir para a consolidação e sistematização das características musicais do Jazz Brasileiro. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/18551 Y1 - 2017 PB - Universidade de Aveiro