Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17254
Title: | Ambientes tecnológicos para o desenvolvimento da criatividade em Matemática em contextos exploratórios |
Author: | Coelho, Artur Cabrita, Isabel |
Keywords: | criatividade Matemática ensino exploratório italc tecnologias |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | APM |
Abstract: | A criatividade, como capacidade transversal a todas as áreas do conhecimento, tem sido sistematicamente cerceada pelos sistemas educativos do mundo industrializado (Amabile & Pillemer, 2012). Por outro lado, diversas investigações sustentam que a Matemática continua a ser ensinada à revelia de um modelo exploratório (Stein, Engle, Smith, & Hughes, 2008), não se dando oportunidade aos alunos de realizar e discutir tarefas matemáticas desafiantes que promovam, designadamente, o raciocínio matemático, a comunicação e a criatividade. Relativamente às Tecnologias da Comunicação, não obstante as vantagens que se lhes reconhecem, não se observou, ainda, uma transformação assinalável ao nível da sala de aula designadamente porque pode perturbar o processo educativo e/ou dificultar a sua gestão (Galluch & Thatcher, 2011). Neste contexto, um Classroom Management System [CMS], ao permitir gerir as atividades desenvolvidas, colaborativamente, por recurso a dispositivos tecnológicos contribui positivamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática. Em particular, pode ser um instrumento de desenvolvimento da criatividade (Zagalo & Branco, 2015) e promover atitudes mais favoráveis em relação à Matemática. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17254 |
ISSN: | 1983-3156 |
Publisher Version: | http://www.apm.pt/portal/em.php?rid=216719&id=19480 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2015)_Amb_tec_desen_cria_Mat....pdf | artigo | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.