Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCoelho, Arturpt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.date.accessioned2017-04-21T13:22:35Z-
dc.date.available2017-04-21T13:22:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1983-3156pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17254-
dc.description.abstractA criatividade, como capacidade transversal a todas as áreas do conhecimento, tem sido sistematicamente cerceada pelos sistemas educativos do mundo industrializado (Amabile & Pillemer, 2012). Por outro lado, diversas investigações sustentam que a Matemática continua a ser ensinada à revelia de um modelo exploratório (Stein, Engle, Smith, & Hughes, 2008), não se dando oportunidade aos alunos de realizar e discutir tarefas matemáticas desafiantes que promovam, designadamente, o raciocínio matemático, a comunicação e a criatividade. Relativamente às Tecnologias da Comunicação, não obstante as vantagens que se lhes reconhecem, não se observou, ainda, uma transformação assinalável ao nível da sala de aula designadamente porque pode perturbar o processo educativo e/ou dificultar a sua gestão (Galluch & Thatcher, 2011). Neste contexto, um Classroom Management System [CMS], ao permitir gerir as atividades desenvolvidas, colaborativamente, por recurso a dispositivos tecnológicos contribui positivamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática. Em particular, pode ser um instrumento de desenvolvimento da criatividade (Zagalo & Branco, 2015) e promover atitudes mais favoráveis em relação à Matemática.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAPMpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcriatividadept
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectensino exploratóriopt
dc.subjectitalcpt
dc.subjecttecnologiaspt
dc.titleAmbientes tecnológicos para o desenvolvimento da criatividade em Matemática em contextos exploratóriospt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributionnationalpt
degois.publication.firstPage44pt
degois.publication.lastPage49pt
degois.publication.titleRevista Educação & Matemáticapt
degois.publication.volume135pt
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/portal/em.php?rid=216719&id=19480pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2015)_Amb_tec_desen_cria_Mat....pdfartigo1.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.