Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17254
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho, Artur | pt |
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt |
dc.date.accessioned | 2017-04-21T13:22:35Z | - |
dc.date.available | 2017-04-21T13:22:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 1983-3156 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/17254 | - |
dc.description.abstract | A criatividade, como capacidade transversal a todas as áreas do conhecimento, tem sido sistematicamente cerceada pelos sistemas educativos do mundo industrializado (Amabile & Pillemer, 2012). Por outro lado, diversas investigações sustentam que a Matemática continua a ser ensinada à revelia de um modelo exploratório (Stein, Engle, Smith, & Hughes, 2008), não se dando oportunidade aos alunos de realizar e discutir tarefas matemáticas desafiantes que promovam, designadamente, o raciocínio matemático, a comunicação e a criatividade. Relativamente às Tecnologias da Comunicação, não obstante as vantagens que se lhes reconhecem, não se observou, ainda, uma transformação assinalável ao nível da sala de aula designadamente porque pode perturbar o processo educativo e/ou dificultar a sua gestão (Galluch & Thatcher, 2011). Neste contexto, um Classroom Management System [CMS], ao permitir gerir as atividades desenvolvidas, colaborativamente, por recurso a dispositivos tecnológicos contribui positivamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática. Em particular, pode ser um instrumento de desenvolvimento da criatividade (Zagalo & Branco, 2015) e promover atitudes mais favoráveis em relação à Matemática. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | APM | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | criatividade | pt |
dc.subject | Matemática | pt |
dc.subject | ensino exploratório | pt |
dc.subject | italc | pt |
dc.subject | tecnologias | pt |
dc.title | Ambientes tecnológicos para o desenvolvimento da criatividade em Matemática em contextos exploratórios | pt |
dc.type | article | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.distribution | national | pt |
degois.publication.firstPage | 44 | pt |
degois.publication.lastPage | 49 | pt |
degois.publication.title | Revista Educação & Matemática | pt |
degois.publication.volume | 135 | pt |
dc.relation.publisherversion | http://www.apm.pt/portal/em.php?rid=216719&id=19480 | pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2015)_Amb_tec_desen_cria_Mat....pdf | artigo | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.