Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/16688
Título: | Film noir and the films of Christopher Nolan |
Outros títulos: | Film noir e os filmes de Christopher Nolan |
Autor: | Poole, Mark William |
Orientador: | Barker, Anthony |
Palavras-chave: | Nolan, Christopher, 1970- - Análise cinematográfica Estudos ingleses Cinema |
Data de Defesa: | 2004 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Film noir has returned as a commercially attractive genre in the last ten years
following the success of Pulp Fiction. This thesis discusses the differences of
style and content and reasons for these differences between the present
incarnation of film noir and its predecessors. As a director whose three feature
films to date all contain noir elements, the work of Christopher Nolan is
contextualized with that of his contemporaries while the purpose of his
expression of these elements is also considered. O Film Noir regressou como género comercialmente atraente nos últimos dez anos e na sequência do sucesso de Pulp Fiction. Nesta tese tentamos analisar as diferenças de estilo e de conteúdo, e as razões para estas diferenças entre a incarnação actual do Film Noir e a dos seus antecessores. Enquanto realizador cujos filmes até hoje apresentados contêm elementos de Film Noir, a obra de Christopher Nolan é contextualizada com a dos seus contemporâneos, ao mesmo tempo que se analisa igualmente o objectivo da expressão destes elementos. |
Descrição: | Mestrado em Estudos Ingleses |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16688 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.