Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/15825
Título: Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar
Autor: Leonor, Ana Filipa de Sá Lemos
Orientador: Andrade, Isabel
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Diversidade cultural
Atividades lúdicas
Desenvolvimento das crianças
Técnicas pedagógicas
Jogos educativos
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente relatório propõe-se compreender de que forma é que o brincar pode educar para a diversidade linguística e cultural, no pré-escolar. Para tal, concebeu-se e colocou-se em prática um Projeto de Intervenção Pedagógica, constituído por diversas atividades e jogos, que um grupo de treze crianças entre os três e os seis anos experienciou. Cada uma das atividades pretendeu representar um continente diferente: Europa, América, África e Ásia, com o intuito das crianças conhecerem alguns aspetos culturais e jogos tradicionais praticados nesses continentes. Analisa-se a qualidade das situações de contacto com diferentes atividades que fazem experienciar o jogo aliado à diversidade linguística e cultural por parte das crianças, observando as videogravações das sessões, tendo como pontos de referência de qualidade a implicação e o bem-estar emocional das crianças, enquanto jogam e realizam cada uma das atividades propostas. Os resultados apontam para níveis elevados de envolvimento nas atividades por parte das crianças, o que evidencia uma relação positiva com diferentes línguas e culturas.
In this work, it is intended to understand how is that playing can educate on Linguistic and Cultural Diversity at preschool. To do this, it was put into practice a Pedagogical Intervention Project, consisting of various activities and games that a group of thirteen children - between three and six years old - has experienced. Each activity is originated from a different continent: Europe, America, Africa and Asia. This way children will be able to learn about local customs and traditional games played in these continents. The quality of interaction that children have with different activities is analyzed, enabling the children experience the game together with the linguistic and cultural diversity, by observing the sessions’ video recordings and taking as reference points the children’s emotional well-being, as they play and do each of the suggested activities. The results indicate that children have high levels of involvement in activities, which shows a positive bond with different languages and cultures.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/15825
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de estágio Ana Leonor.pdf19.13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.