Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15825
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Isabelpt
dc.contributor.authorLeonor, Ana Filipa de Sá Lemospt
dc.date.accessioned2016-06-24T10:47:03Z-
dc.date.available2016-06-24T10:47:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15825-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente relatório propõe-se compreender de que forma é que o brincar pode educar para a diversidade linguística e cultural, no pré-escolar. Para tal, concebeu-se e colocou-se em prática um Projeto de Intervenção Pedagógica, constituído por diversas atividades e jogos, que um grupo de treze crianças entre os três e os seis anos experienciou. Cada uma das atividades pretendeu representar um continente diferente: Europa, América, África e Ásia, com o intuito das crianças conhecerem alguns aspetos culturais e jogos tradicionais praticados nesses continentes. Analisa-se a qualidade das situações de contacto com diferentes atividades que fazem experienciar o jogo aliado à diversidade linguística e cultural por parte das crianças, observando as videogravações das sessões, tendo como pontos de referência de qualidade a implicação e o bem-estar emocional das crianças, enquanto jogam e realizam cada uma das atividades propostas. Os resultados apontam para níveis elevados de envolvimento nas atividades por parte das crianças, o que evidencia uma relação positiva com diferentes línguas e culturas.pt
dc.description.abstractIn this work, it is intended to understand how is that playing can educate on Linguistic and Cultural Diversity at preschool. To do this, it was put into practice a Pedagogical Intervention Project, consisting of various activities and games that a group of thirteen children - between three and six years old - has experienced. Each activity is originated from a different continent: Europe, America, Africa and Asia. This way children will be able to learn about local customs and traditional games played in these continents. The quality of interaction that children have with different activities is analyzed, enabling the children experience the game together with the linguistic and cultural diversity, by observing the sessions’ video recordings and taking as reference points the children’s emotional well-being, as they play and do each of the suggested activities. The results indicate that children have high levels of involvement in activities, which shows a positive bond with different languages and cultures.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectDiversidade culturalpt
dc.subjectAtividades lúdicaspt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subjectTécnicas pedagógicaspt
dc.subjectJogos educativospt
dc.subject.otherEducação para a diversidade linguística e culturalpt
dc.subject.otherBrincarpt
dc.subject.otherJogarpt
dc.subject.otherEducação-pré-escolarpt
dc.titleBrincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolarpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201562952-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de estágio Ana Leonor.pdf19.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.