Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/15724
Título: Impacto dos estímulos sensoriais na experiência e no valor da marca
Autor: Santiago, Ramiro José Cunha
Orientador: Santos, Nuno Miguel Fortes Fonseca
Moreira, António Carrizo
Palavras-chave: Gestão
Marketing sensorial
Imagem de marca
Data de Defesa: 9-Jan-2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O marketing sensorial é uma estratégia de comunicação recente que permite diferenciar uma empresa das suas concorrentes, através da estimulação dos 5 sentidos humanos. A literatura permite formular dois modelos concetuais (clientes e conhecedores) com o objetivo de compreender qual a influência que os estímulos sensoriais têm nos consequentes, como a experiência e os valores de marca, e as consequências dessas relações. A validação dos modelos de investigação realizou-se com base num estudo empírico, que considerou uma marca Aveirense bem implantada no mercado, a Pizzarte Os resultados obtidos mostram que a estimulação sensorial influencia positivamente a experiência e o valor da marca, repercutindo-se na atitude positiva e na intenção de compra da marca.
Sensorial marketing is a recent communication strategy that allows for differentiation of firms among their competition through stimulation of the five human senses. Research allows to conceive two different conceptual models (clients and experts) with the aim of understanding the influence of sensorial stimulus within the consequential, like experience, brand value and the consequences of these relationships. Empirical validation of models was done through an empirical study, in consonance with a well known brand, Pizzarte, from Aveiro. Findings show that sensorial stimulation positively influences brand experience and brand value, which is echoed in positive attitudes and increased buyer intentions.
Descrição: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/15724
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdfTese8.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.