Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15724
Title: Impacto dos estímulos sensoriais na experiência e no valor da marca
Author: Santiago, Ramiro José Cunha
Advisor: Santos, Nuno Miguel Fortes Fonseca
Moreira, António Carrizo
Keywords: Gestão
Marketing sensorial
Imagem de marca
Defense Date: 9-Jan-2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O marketing sensorial é uma estratégia de comunicação recente que permite diferenciar uma empresa das suas concorrentes, através da estimulação dos 5 sentidos humanos. A literatura permite formular dois modelos concetuais (clientes e conhecedores) com o objetivo de compreender qual a influência que os estímulos sensoriais têm nos consequentes, como a experiência e os valores de marca, e as consequências dessas relações. A validação dos modelos de investigação realizou-se com base num estudo empírico, que considerou uma marca Aveirense bem implantada no mercado, a Pizzarte Os resultados obtidos mostram que a estimulação sensorial influencia positivamente a experiência e o valor da marca, repercutindo-se na atitude positiva e na intenção de compra da marca.
Sensorial marketing is a recent communication strategy that allows for differentiation of firms among their competition through stimulation of the five human senses. Research allows to conceive two different conceptual models (clients and experts) with the aim of understanding the influence of sensorial stimulus within the consequential, like experience, brand value and the consequences of these relationships. Empirical validation of models was done through an empirical study, in consonance with a well known brand, Pizzarte, from Aveiro. Findings show that sensorial stimulation positively influences brand experience and brand value, which is echoed in positive attitudes and increased buyer intentions.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/15724
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese8.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.