Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/15435
Título: Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa
Autor: Carreira, Anabela Cordeiro
Orientador: Ramos, Ana Margarida
Palavras-chave: Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Hábitos de leitura
Motivação dos alunos
Língua inglesa - Leitura
Motivação para a aprendizagem
Interesse pela leitura
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo reflete sobre o papel que a biblioteca escolar pode ter enquanto instrumento privilegiado na promoção da leitura, nomeadamente, em língua inglesa, junto de docentes e discentes. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa da realidade vivida por três bibliotecas escolares diferentes é feito um diagnóstico das situações encontradas. Esta caracterização é o ponto de partida de uma ação experimental de leitura em língua inglesa com o livro-álbum, tendo como público-alvo alunos do 7º. ano do Ensino Básico e do 11º. ano do Ensino Secundário. As respostas obtidas são analisadas à luz da teoria da compreensão literária de Lawrence Sipe de modo a demonstrar a recetividade que esta modalidade editorial obtém junto do público supracitado. Os resultados obtidos demonstram que o livro-álbum, dadas as suas características e a multiplicidade de temáticas que aborda, se constitui como um veículo singular na promoção da leitura em língua inglesa.
This study is about the role that school library may have as a unique instrument in the promotion of reading, namely in English, among teachers and students. After analysing the information gathered from three different school libraries, both quantitatively and qualitatively, an experimental action regarding picture books and 7th and 11th grade students took place. The responses produced were examined in the light of the theory of literary understanding of Lawrence Sipe, in order to demonstrate the interest that this publishing genre obtains with the aforementioned public. The conclusions show that picture book is a special vehicle in the promotion of English reading, given its features and the multitude of issues it addresses.
Descrição: Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares
URI: http://hdl.handle.net/10773/15435
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2.74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.