TY: THES T1 - Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa A1 - Carreira, Anabela Cordeiro N2 - O presente estudo reflete sobre o papel que a biblioteca escolar pode ter enquanto instrumento privilegiado na promoção da leitura, nomeadamente, em língua inglesa, junto de docentes e discentes. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa da realidade vivida por três bibliotecas escolares diferentes é feito um diagnóstico das situações encontradas. Esta caracterização é o ponto de partida de uma ação experimental de leitura em língua inglesa com o livro-álbum, tendo como público-alvo alunos do 7º. ano do Ensino Básico e do 11º. ano do Ensino Secundário. As respostas obtidas são analisadas à luz da teoria da compreensão literária de Lawrence Sipe de modo a demonstrar a recetividade que esta modalidade editorial obtém junto do público supracitado. Os resultados obtidos demonstram que o livro-álbum, dadas as suas características e a multiplicidade de temáticas que aborda, se constitui como um veículo singular na promoção da leitura em língua inglesa. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/15435 Y1 - 2015 PB - Universidade de Aveiro