Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/15412
Título: | Panela "Marieta": mediação intergeracional para a educação alimentar |
Autor: | Costa, Filipa Isabel Sá |
Orientador: | Providência, Francisco Correia, Mónica |
Palavras-chave: | Desenvolvimento de produtos - Crianças Inovação Criatividade |
Data de Defesa: | 2015 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | “diz-me o que comes, dir-te-ei quem és” . Embora não seja o
provérbio original, adequa-se à avaliação de uma sociedade
sujeita a profundos distúrbios alimentares, mas de tal forma
enraizados que já são aceites como “normais”.
A presente dissertação de base projetual, propõem-se
contribuir para a modificação cultural deste paradigma,
identificando a cozinha como o meio modelador do estilo de
vida, assim procurando atuar na gênese da pessoa, ou seja,
na sua educação infantil. O presente projeto prende-se com
a realização de utensílios de cozinha adequados às crianças,
que funcionem como instrumento de ligação entre pais e filhos,
promovendo a comunicação e transmissão de saberes entre
gerações e, consequentemente, a coesão familiar.
Embora a abrangência do projeto se pudesse alargar a uma
infinidade de artefatos, a panela desempenha um papel chave
no imaginário da culinária, sendo nela que se desenrola a
“magia” da cozinha.
A abordagem metodológica passou por compreender não só
o panorama e estado de arte deste domínio (recolhendo e
sistematizando a pré-existência), como também pelo estudo do
comportamento humano na reação aos estímulos despertados
durante a interação com os alimentos e artefatos de cozinha.
Complementarmente, foram efetuados estudos sobre a
morfologia e adequação de materiais, tendo em conta a redução
de custos e adequação ao público alvo, dando particular ênfase
à segurança de operação.
Com a dupla orientação científica da engenharia e do design,
julga-se ter contribuído para assegurar um resultado adequado
quer ao uso, quer à exequibilidade industrial, garantia de
viabilidade comercial. “Tell me what you eat, tell thee who you are” although not be the original saying, fits in to evaluation of one society who are subject of deep eating disorders, but such a way that ingrained are already accepted as “normal”. This dissertation project basis, intends to contribute to the change this cultural paradigm by identifying the kitchen as the modeler through the lifestyle, thus seeking to act in the genesis of the person, that is, in their children’s education. This project aims to the holding of cookware suitable for children, which act as bridging instrument between parents and children, promoting communication and transmission of knowledge between generations and therefore family cohesion. Although the comprehensiveness of the project could extend to a multitude of artifacts, the pot plays a key role in the culinary imagination, and it unfolds the “magic” of the kitchen. The methodological approach underwent includes not only the landscape of this area and state of the art (collecting and systematizing the pre existence), as well as the study of human behavior in response to stimuli awakened during interaction with food and cooking artifacts. In addition, studies have been conducted on the morphology and suitability of materials, given the cost savings and fitness for elected public. With the dual scientific guidance of engineering and design, we think we can ensure a better result either to use or to their industrial feasibility, ensuring their commercial viability. |
Descrição: | Mestrado em Engenharia e Design de Produto |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15412 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Panela Marieta.pdf | 39.73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.