Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14615
Título: Aplicação da abordagem Flipped Classroom no trabalho de campo : um estudo de caso
Autor: Almeida, Carolina Gabriel Vaz da Silva e
Orientador: Bettencourt, Teresa
Palavras-chave: Ensino das ciências
Aulas práticas
Trabalho de campo
Aprendizagem pela acção
Estratégias da aprendizagem
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo tem como objetivo tanto avaliar a aplicabilidade da abordagem Flipped Classroom na preparação de sequências de trabalho de campo quanto perceber até que ponto a mesma abordagem se poderá adequar à preparação de saídas de campo, substituindo as atividades que envolvem a interação em sala de aula ou no laboratório. Analisaram-se comparativamente dois processos de trabalho de campo preparados, respetivamente, com recurso a atividades de laboratório e com recurso à abordagem Flipped Classroom. Efetuaram-se as seguintes escolhas de processos metdológicos: - Análise de conteúdo dos registos produzidos pelos alunos nesses dois processos. - Aplicação de um questionário impresso, constituído por questões de resposta escolha múltipla que foram analisadas quantitativamente, de modo a efetuar um levantamento da percepção dos alunos em relação à sua aprendizagem através do trabalho de campo. A metodologia qualitativa aplicada permitiu a obtenção de resultados que conduziram à elaboração das conclusões da investigação que em seguida se apresenta.
The following study pretends to analyze the Flipped Classroom approach to the preparation of field work, as well as the substitute of present interaction, as laboratory or classroom activities, in order to prepare the field work. Two processes were the analysis focus: process one consists in a field work sequence prepared with present interation and process two consists in a sequence of field work prepared by the Flipped Classroom approach. The following methodological options were taken: - content analysis of the students’ records - Application of a written questionnaire with multiple choice items in order to analise students’ perceptions on their learning through the field work. The questions were designed to close answers. Qualitative analysis was applied to the students’ responses. The results obtained through the qualitative approach conducted the construction of the conclusions of the current study.
Descrição: Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14615
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf5.6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.