TY: THES T1 - Aplicação da abordagem Flipped Classroom no trabalho de campo : um estudo de caso A1 - Almeida, Carolina Gabriel Vaz da Silva e N2 - O presente estudo tem como objetivo tanto avaliar a aplicabilidade da abordagem Flipped Classroom na preparação de sequências de trabalho de campo quanto perceber até que ponto a mesma abordagem se poderá adequar à preparação de saídas de campo, substituindo as atividades que envolvem a interação em sala de aula ou no laboratório. Analisaram-se comparativamente dois processos de trabalho de campo preparados, respetivamente, com recurso a atividades de laboratório e com recurso à abordagem Flipped Classroom. Efetuaram-se as seguintes escolhas de processos metdológicos: - Análise de conteúdo dos registos produzidos pelos alunos nesses dois processos. - Aplicação de um questionário impresso, constituído por questões de resposta escolha múltipla que foram analisadas quantitativamente, de modo a efetuar um levantamento da percepção dos alunos em relação à sua aprendizagem através do trabalho de campo. A metodologia qualitativa aplicada permitiu a obtenção de resultados que conduziram à elaboração das conclusões da investigação que em seguida se apresenta. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/14615 Y1 - 2014 PB - Universidade de Aveiro