Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13731
Título: Formar professores de química nas competências de questionamento e argumentação com apoio das TIC
Outros títulos: Chemistry teacher training to questioning and arguing competence with support of ICT
Autor: Neri de Souza, F.
Rodrigues, A. V.
Loureiro, M. J.
Palavras-chave: Questionamento
Argumentação
Ensino de Química
Formação de Professores
Data: 2014
Resumo: As mais avançadas orientações para o ensino pressupõem o desenvolvimento de competências e não somente a memorização de informação. Por isso, a formação de professores de ciências deve estimular a criação de estratégias de ensino centrada no desenvolvimento de competências como a resolução de problemas, escrita acadêmica, argumentação e questionamento, entre outras. O presente estudo, foi realizado com um conjunto de 23 professores de Química do ensino médio (Brasil) que participaram de uma formação de aperfeiçoamento e atualização pedagógica na Universidade de Aveiro – Portugal, no contexto do financiamento CAPES - Ciência Sem Fronteiras. Esta formação teve como tema integrador “Ensinar e Aprender através da Química da Água”. Em função da problemática em estudo, adotou-se uma abordagem qualitativa em contexto naturalista. Para responder a parte do desafio de formação e objeto de análise deste trabalho utilizamos a plataforma ArguQuest (http://arguquest. web.ua.pt/). Os resultados apontam para uma maior sensibilização dos participantes para a importância do questionamento e da argumentação, havendo melhorias nos diversos indicadores destes padrões ao logo do processo de utilização do ArguQuest.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/13731
ISSN: 0124-5481
Versão do Editor: http://www.accefyn.org.co/rec/source/proceedcong2014.htm
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo2014_p73_Journal of Science Education.pdfJOURNAL OF SCIENCE EDUCATION "Formar Professores de Química nas Competências de Questionamento e Argumentação com Apoio das TIC"1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.