Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13726
Título: Transversalidade IV: contributos do manual de Português
Autor: Sá, Cristina
Lima, Hérica
Palavras-chave: Transversalidade
Língua portuguesa
Desenvolvimento de competências
Manual didático
Ensino básico
Data: 2015
Editora: UA Editora
Resumo: A publicação intitulada Transversalidades IV: Contributos do manual de Português destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de doutoramento (doutorado-sanduíche no exterior) de Hérica Karina Cavalcanti Lima, subordinado ao tema Livros didáticos de Português e formação inicial de professores. Esse trabalho de investigação foi levado a cabo sob a nossa orientação científica no âmbito da Linha 1 do Projeto Desenvolvimento de competências em língua do território: para uma educação em Português, subordinada ao tema Transversalidade e especificidade da língua portuguesa no currículo, em curso no LEIP (Laboratório de Investigação em Educação em Português).1 Recordamos que esta linha de investigação tem dois objetivos essenciais, para cuja concretização esta publicação dá o seu contributo: i) criar conhecimento relativo à natureza das competências transversais e específicas associadas à compreensão e produção escrita em língua materna; ii) definir estratégias didáticas capazes de promover o seu desenvolvimento em diferentes contextos educativos. Esta publicação surge na continuidade de três anteriores, consagradas à mesma temática e servindo as mesmas finalidades: - Uma publicada em 2008, sob o título Atas do Seminário “Transversalidade da língua portuguesa: Representações, instrumentos e práticas”, organizada por nós e por Maria da Esperança de Oliveira Martins, na altura Bolseira de Doutoramento do LEIP, a desenvolver o seu projeto sob a nossa direção científica; - Outra publicada em 2013, sob o título Transversalidades II: Representações, instrumentos, práticas e formação, por nós organizada; - Outra ainda publicada em 2014, sob o título Transversalidades III: Das palavras à ação nos primeiros anos de escolaridade, reunindo trabalhos relativos à Educação Pré- Escolar e ao 1º Ciclo do Ensino Básico. O título desta nova publicação chama a atenção para a importância de que se reveste o manual didático no desenvolvimento de práticas relacionadas com o ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Aproveitamos para agradecer a todos os que tornaram possível a realização do estudo que deu origem a esta obra.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/13726
ISBN: 978-972-789-439-0
Versão do Editor: http://cms.ua.pt/editora/
Aparece nas coleções: DEP - Livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SáLima2015_TransversalidadeIV.pdf1.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.