Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13726
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá, Cristinapt
dc.contributor.authorLima, Héricapt
dc.date.accessioned2015-03-30T09:51:53Z-
dc.date.available2015-03-30T09:51:53Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-972-789-439-0pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13726-
dc.description.abstractA publicação intitulada Transversalidades IV: Contributos do manual de Português destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de doutoramento (doutorado-sanduíche no exterior) de Hérica Karina Cavalcanti Lima, subordinado ao tema Livros didáticos de Português e formação inicial de professores. Esse trabalho de investigação foi levado a cabo sob a nossa orientação científica no âmbito da Linha 1 do Projeto Desenvolvimento de competências em língua do território: para uma educação em Português, subordinada ao tema Transversalidade e especificidade da língua portuguesa no currículo, em curso no LEIP (Laboratório de Investigação em Educação em Português).1 Recordamos que esta linha de investigação tem dois objetivos essenciais, para cuja concretização esta publicação dá o seu contributo: i) criar conhecimento relativo à natureza das competências transversais e específicas associadas à compreensão e produção escrita em língua materna; ii) definir estratégias didáticas capazes de promover o seu desenvolvimento em diferentes contextos educativos. Esta publicação surge na continuidade de três anteriores, consagradas à mesma temática e servindo as mesmas finalidades: - Uma publicada em 2008, sob o título Atas do Seminário “Transversalidade da língua portuguesa: Representações, instrumentos e práticas”, organizada por nós e por Maria da Esperança de Oliveira Martins, na altura Bolseira de Doutoramento do LEIP, a desenvolver o seu projeto sob a nossa direção científica; - Outra publicada em 2013, sob o título Transversalidades II: Representações, instrumentos, práticas e formação, por nós organizada; - Outra ainda publicada em 2014, sob o título Transversalidades III: Das palavras à ação nos primeiros anos de escolaridade, reunindo trabalhos relativos à Educação Pré- Escolar e ao 1º Ciclo do Ensino Básico. O título desta nova publicação chama a atenção para a importância de que se reveste o manual didático no desenvolvimento de práticas relacionadas com o ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Aproveitamos para agradecer a todos os que tornaram possível a realização do estudo que deu origem a esta obra.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUA Editorapt
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/COMPETE/132967/PTpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTransversalidadept
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt
dc.subjectManual didáticopt
dc.subjectEnsino básicopt
dc.titleTransversalidade IV: contributos do manual de Portuguêspt
dc.typebook-
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.locationAveiropt
ua.pagination138pt
dc.relation.publisherversionhttp://cms.ua.pt/editora/pt
Appears in Collections:DEP - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SáLima2015_TransversalidadeIV.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.