Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/12289
Título: | "Um por todos, todos pela música nova": um estudo de caso |
Autor: | Milheiro, Maria Helena Cruz Martins Rodrigues |
Orientador: | Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira |
Palavras-chave: | Ensino da música Música - Bandas filarmónicas - Ilhavo (Portugal) Bandas de música - Estudo de caso Escolas de música |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Este trabalho explora o processo de ensino de música nas bandas filarmónicas em Portugal, através de métodos qualitativos e quantitativos. Parte de um estudo de caso realizado na Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova, inserindo-se no âmbito do projeto MIMAR, em curso no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, na Universidade de Aveiro.
As Bandas Filarmónicas são instituições seculares responsáveis pela formação inicial de grande parte dos instrumentistas de sopro em Portugal. O desinteresse que os estudos musicológicos revelaram por esta realidade musical explica-se pela persistência de um paradigma essencialista da cultura que exclui as práticas situadas entre os domínios erudito e folclórico.
Enquadra-se num estudo mais amplo que compreende a atividade filarmónica no concelho de Ílhavo. O meu contributo circunscreve-se ao ensino-aprendizagem de música nas bandas filarmónicas e à atividade performativa da Música Nova ao longo de 2012, procurando averiguar o impacto que a formação de músicos nas bandas filarmónicas teve e tem na vida musical em Portugal, nomeadamente na formação de músicos profissionais. This study explores the process of teaching music in the community bands in Portugal, through qualitative and quantitative methods. It is part of a case study conducted in Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova and it is part of one ongoing project in Ethnomusicology Institute - Center for Music and Dance at the University of Aveiro. The Wind Bands are secular institutions, responsible for the initial training of most wind players in Portugal. The disinterest musicological studies revealed by this reality is explained with the persistence of essentialist a cultural paradigm that excludes practices situated between academic and popular domains. It fits in a larger study comprising Philharmonic activity in the municipality of Ílhavo. My contribution is limited to the teaching and learning of music in the wind bands and to the performative activity of Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova throughout 2012, trying to ascertain the impact of the musical education in the wind bands in the musical life in Portugal, particularly in the training of professional musicians. |
Descrição: | Mestrado em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12289 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
documento.pdf | 2.76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.