Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPestana, Maria do Rosário Correia Pereirapt
dc.contributor.authorMilheiro, Maria Helena Cruz Martins Rodriguespt
dc.date.accessioned2014-05-21T13:08:14Z-
dc.date.available2014-05-21T13:08:14Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12289-
dc.descriptionMestrado em Músicapt
dc.description.abstractEste trabalho explora o processo de ensino de música nas bandas filarmónicas em Portugal, através de métodos qualitativos e quantitativos. Parte de um estudo de caso realizado na Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova, inserindo-se no âmbito do projeto MIMAR, em curso no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, na Universidade de Aveiro. As Bandas Filarmónicas são instituições seculares responsáveis pela formação inicial de grande parte dos instrumentistas de sopro em Portugal. O desinteresse que os estudos musicológicos revelaram por esta realidade musical explica-se pela persistência de um paradigma essencialista da cultura que exclui as práticas situadas entre os domínios erudito e folclórico. Enquadra-se num estudo mais amplo que compreende a atividade filarmónica no concelho de Ílhavo. O meu contributo circunscreve-se ao ensino-aprendizagem de música nas bandas filarmónicas e à atividade performativa da Música Nova ao longo de 2012, procurando averiguar o impacto que a formação de músicos nas bandas filarmónicas teve e tem na vida musical em Portugal, nomeadamente na formação de músicos profissionais.pt
dc.description.abstractThis study explores the process of teaching music in the community bands in Portugal, through qualitative and quantitative methods. It is part of a case study conducted in Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova and it is part of one ongoing project in Ethnomusicology Institute - Center for Music and Dance at the University of Aveiro. The Wind Bands are secular institutions, responsible for the initial training of most wind players in Portugal. The disinterest musicological studies revealed by this reality is explained with the persistence of essentialist a cultural paradigm that excludes practices situated between academic and popular domains. It fits in a larger study comprising Philharmonic activity in the municipality of Ílhavo. My contribution is limited to the teaching and learning of music in the wind bands and to the performative activity of Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova throughout 2012, trying to ascertain the impact of the musical education in the wind bands in the musical life in Portugal, particularly in the training of professional musicians.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da músicapt
dc.subjectMúsica - Bandas filarmónicas - Ilhavo (Portugal)pt
dc.subjectBandas de música - Estudo de casopt
dc.subjectEscolas de músicapt
dc.title"Um por todos, todos pela música nova": um estudo de casopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201584883-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.