Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/11998
Título: Material didático para o curso profissional de análise laboratorial
Autor: Valdoleiros, Maria José Rangel e Osório de
Orientador: Santos, Maria Eduarda Bastos Henriques dos
Macedo, Maria Isabel Queiroz de
Palavras-chave: Química analítica
Análise química - Técnicas laboratoriais - Formação profissional
Material didáctico
Análise da água
Data de Defesa: 2013
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de materiais didáticos para os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Análise Laboratorial. O objetivo principal é colmatar lacunas que se verificam pela inexistência de manuais, permitindo uma melhor articulação entre o espaço da sala de aula e as tarefas realizadas pelos estudantes fora desta. O material didático gira em torno do tema “Qualidade da Água” pois é uma unidade temática que se adapta à motivação dos alunos. Para minimizar as dificuldades inerentes ao ensino da Química, mais concretamente, ao de Análises Químicas elaborou-se um projeto que envolve o controlo de alguns parâmetros físico-químicos da água para consumo humano. Os conceitos e métodos analíticos que normalmente são apresentados de modo fragmentado passam a ser naturalmente necessários à continuação do projeto, contextualizando desta forma o conhecimento. Este trabalho encontra-se em três capítulos. O primeiro capítulo é uma introdução aos cursos profissionais em geral particularizando-se de seguida para curso de Análise Laboratorial. O segundo capítulo incide sobre metodologias de ensino onde sugerimos a metodologia de projeto para o desenvolvimento do tema central e apresentamos sugestões para o aperfeiçoamento do mesmo. No terceiro capítulo apresentamos materiais de suporte à lecionação de algumas unidades didáticas.
The aim of this project is to create didactic supporting material for students attending vocational, education and training of laboratorial analysis technician. Given the lack of manuals and text books, the main goal of this work is to allow a better coordination between the classroom activities and the tasks done by students outside the classroom. The supporting material is about water quality, a theme that adapts to the student motivation. To minimize the difficulties associated with the teaching of chemistry and, more specifically, chemical analysis, we created a project concerning the control of some physical and chemical parameters of the water used for human consumption. The concepts and analytical methods that are normally fragmented become naturally necessary for the project maintenance, in this way contextualizing the knowledge. This work is divided in three chapters. The first chapter is an introduction to professional courses in general and laboratorial analysis in particular. The second chapter is about teaching methodologies, where we suggest the project methodology for the development of the core topic and introduce suggestions for its improvement. In the third chapter, we present supporting materials to the teaching of some didactic units.
Descrição: Química Analítica - Química Analítica e Qualidade
URI: http://hdl.handle.net/10773/11998
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DQ - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8316.pdf2.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.