Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11998
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Eduarda Bastos Henriques dospt
dc.contributor.advisorMacedo, Maria Isabel Queiroz dept
dc.contributor.authorValdoleiros, Maria José Rangel e Osório dept
dc.date.accessioned2014-03-26T18:15:44Z-
dc.date.available2014-03-26T18:15:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/11998-
dc.descriptionQuímica Analítica - Química Analítica e Qualidadept
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo a elaboração de materiais didáticos para os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Análise Laboratorial. O objetivo principal é colmatar lacunas que se verificam pela inexistência de manuais, permitindo uma melhor articulação entre o espaço da sala de aula e as tarefas realizadas pelos estudantes fora desta. O material didático gira em torno do tema “Qualidade da Água” pois é uma unidade temática que se adapta à motivação dos alunos. Para minimizar as dificuldades inerentes ao ensino da Química, mais concretamente, ao de Análises Químicas elaborou-se um projeto que envolve o controlo de alguns parâmetros físico-químicos da água para consumo humano. Os conceitos e métodos analíticos que normalmente são apresentados de modo fragmentado passam a ser naturalmente necessários à continuação do projeto, contextualizando desta forma o conhecimento. Este trabalho encontra-se em três capítulos. O primeiro capítulo é uma introdução aos cursos profissionais em geral particularizando-se de seguida para curso de Análise Laboratorial. O segundo capítulo incide sobre metodologias de ensino onde sugerimos a metodologia de projeto para o desenvolvimento do tema central e apresentamos sugestões para o aperfeiçoamento do mesmo. No terceiro capítulo apresentamos materiais de suporte à lecionação de algumas unidades didáticas.pt
dc.description.abstractThe aim of this project is to create didactic supporting material for students attending vocational, education and training of laboratorial analysis technician. Given the lack of manuals and text books, the main goal of this work is to allow a better coordination between the classroom activities and the tasks done by students outside the classroom. The supporting material is about water quality, a theme that adapts to the student motivation. To minimize the difficulties associated with the teaching of chemistry and, more specifically, chemical analysis, we created a project concerning the control of some physical and chemical parameters of the water used for human consumption. The concepts and analytical methods that are normally fragmented become naturally necessary for the project maintenance, in this way contextualizing the knowledge. This work is divided in three chapters. The first chapter is an introduction to professional courses in general and laboratorial analysis in particular. The second chapter is about teaching methodologies, where we suggest the project methodology for the development of the core topic and introduce suggestions for its improvement. In the third chapter, we present supporting materials to the teaching of some didactic units.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectQuímica analíticapt
dc.subjectAnálise química - Técnicas laboratoriais - Formação profissionalpt
dc.subjectMaterial didácticopt
dc.subjectAnálise da águapt
dc.titleMaterial didático para o curso profissional de análise laboratorialpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201585170-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DQ - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8316.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.