Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/11979
Título: A promoção da capacidade de resolução de problemas através da articulação de contextos de educação formal e não formal de ciências
Autor: Nogueira, Sofia
Tenreiro-Vieira, Celina
Cabrita, Isabel
Palavras-chave: Resolução de problemas
Educação não formal
Conexões
Data: Mar-2014
Editora: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Resumo: A capacidade matemática de resolução de problemas revela-se essencial para enfrentar desafios quotidianos. Porém, a este respeito, alunos portugueses do 1.º CEB evidenciam fragilidades. A exploração de contextos de educação formais vocacionados para as Ciências Físicas e Naturais tem-se revelado promissora na potenciação de capacidades. Por conseguinte, professores demandam recursos didáticos de exploração destes espaços focados em conteúdos curriculares e de programas, no âmbito de visitas de estudo. Contudo, a oferta nestes espaços escasseia e poucos professores os desenvolvem. Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de recursos didáticos orientados para a promoção de capacidades matemáticas de alunos do 1.º CEB, entre elas, a resolução de problemas, através da articulação entre sala de aula e um espaço de educação não formal. Os resultados apontam para que os recursos didáticos potenciaram o desenvolvimento de tais capacidades.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/11979
ISSN: 2183-1793
Versão do Editor: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/10
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2014) A promoção da capacidade de resolução de problemas....pdf835.7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.