Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/11979
Título: | A promoção da capacidade de resolução de problemas através da articulação de contextos de educação formal e não formal de ciências |
Autor: | Nogueira, Sofia Tenreiro-Vieira, Celina Cabrita, Isabel |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Educação não formal Conexões |
Data: | Mar-2014 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Resumo: | A capacidade matemática de resolução de problemas revela-se essencial para enfrentar desafios quotidianos. Porém, a este respeito, alunos portugueses do 1.º CEB evidenciam fragilidades. A exploração de contextos de educação formais vocacionados para as Ciências Físicas e Naturais tem-se revelado promissora na potenciação de capacidades. Por conseguinte, professores demandam recursos didáticos de exploração destes espaços focados em conteúdos curriculares e de programas, no âmbito de visitas de estudo. Contudo, a oferta nestes espaços escasseia e poucos professores os desenvolvem. Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de recursos didáticos orientados para a promoção de capacidades matemáticas de alunos do 1.º CEB, entre elas, a resolução de problemas, através da articulação entre sala de aula e um espaço de educação não formal. Os resultados apontam para que os recursos didáticos potenciaram o desenvolvimento de tais capacidades. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11979 |
ISSN: | 2183-1793 |
Versão do Editor: | http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/10 |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
(2014) A promoção da capacidade de resolução de problemas....pdf | 835.7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.